Preditores da realização de consultas odontológicas de rotina e por problema em pré-escolares

Autores

  • Maria Beatriz Junqueira Camargo Universidade Federal de Pelotas
  • Aluísio J D Barros Universidade Federal de Pelotas
  • Paulo Frazão Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde Pública
  • Alicia Matijasevich Universidade Federal de Pelotas
  • Iná S Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Marco Aurélio Peres Universidade Federal de Santa Catarina; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; Departamento de Saúde Pública
  • Karen Glazer Peres Universidade Federal de Santa Catarina; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; Departamento de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000004

Palavras-chave:

Pré-Escolar, Consultórios Odontológicos, utilização, Fatores Socioeconômicos, Serviços de Saúde Bucal, Educação em Saúde Bucal, Assistência Integral à Saúde

Resumo

OBJETIVO: Estimar a prevalência do uso de serviços odontológicos por pré-escolares e fatores associados. MÉTODOS: Estudo transversal com 1.129 crianças de cinco anos de idade da Coorte de Nascimentos de Pelotas 2004, RS, de setembro de 2009 a janeiro de 2010. Registrou-se o uso de serviço odontológico pelo menos uma vez na vida e o motivo para a primeira consulta odontológica da criança. As categorias do desfecho foram: ter feito a primeira consulta por rotina, para resolver um problema ou nunca ter ido ao dentista. Os exames bucais e as entrevistas foram realizados nos domicílios. Aspectos socioeconômicos e variáveis independentes ligadas à mãe e à criança foram analisados por meio de regressão logística multinomial. RESULTADOS: A prevalência de uso por qualquer motivo foi 37,0%. Os principais preditores para consulta de rotina foram nível econômico mais elevado, mãe com maior escolaridade e ter recebido orientação sobre prevenção. Principais preditores para consulta por problema foram ter sentido dor nos últimos seis meses, mãe com maior escolaridade e ter recebido orientação sobre prevenção. Cerca de 45,0% das mães receberam orientação de como prevenir cárie, principalmente fornecida por dentistas. Filhos de mães com história de maior aderência a programas de saúde tiveram maior probabilidade de ter feito uma consulta odontológica de rotina. CONCLUSÕES: A taxa de utilização dos serviços odontológicos por pré-escolares foi inferior às de consultas médicas (puericultura). Além da renda e da escolaridade, comportamentos maternos têm papel importante no uso por rotina. Relato de dor nos últimos seis meses e número elevado de dentes afetados por cárie, independentemente dos demais fatores, estiveram associados ao uso para resolver problema. É necessária a integração de ações de saúde bucal nos programas materno-infantis.

Publicado

2012-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Camargo, M. B. J., Barros, A. J. D., Frazão, P., Matijasevich, A., Santos, I. S., Peres, M. A., & Peres, K. G. (2012). Preditores da realização de consultas odontológicas de rotina e por problema em pré-escolares . Revista De Saúde Pública, 46(1), 87-97. https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000004