Avaliação de operadoras de saúde por usuários pelo método Analytic Hierarchy Process

Autores

  • Dewey Wollmann Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Escola Politécnica; Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas
  • Maria Teresinha Arns Steiner Universidade Federal do Paraná; Setor de Tecnologia; Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia e Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçã
  • Guilherme Ernani Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Escola Politécnica; Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas
  • Patrícia Arns Steiner Universidade Federal do Paraná; Setor de Tecnologia; Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000500003

Palavras-chave:

Sistemas Pré-Pagos de Saúde, Satisfação do Paciente, Avaliação de Serviços de Saúde, Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde

Resumo

OBJETIVO: Analisar a qualidade dos serviços oferecidos por empresas operadoras de planos de saúde, segundo a percepção de usuários. MÉTODOS: Estudo transversal com 360 usuários de sete operadoras de planos de saúde da cidade de Curitiba, PR, e região metropolitana em 2008. Foi aplicado questionário sobre as preferências dos usuários em relação a seis atributos (localização dos pontos de atendimento; efetividade da ação dos médicos, clínicas e hospitais; rapidez e amabilidade no atendimento; facilidade na liberação de guias; preço; abrangência da rede credenciada) de cada uma das empresas operadoras. Para a análise das respostas foi utilizado o método Analytic Hierarchy Process (AHP, ou Processo Analítico de Hierarquia), ferramenta de análise de decisão e planejamento de múltiplos critérios. RESULTADOS: O atributo mais valorizado pelos usuários foi "preço". As empresas foram agrupadas em dois conjuntos de preferências em relação aos atributos: dos sete planos de saúde, dois apresentaram menor preferência (entre 23% e 19%) e cinco, maior preferência (em torno de 10%). CONCLUSÕES: Com esse tipo de pesquisa, as empresas operadoras de planos de saúde poderiam reformular suas estruturas, processos, preços e redes credenciadas com o objetivo de melhorar seu posicionamento no mercado.

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Publicado

2012-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Wollmann, D., Steiner, M. T. A., Vieira, G. E., & Steiner, P. A. (2012). Avaliação de operadoras de saúde por usuários pelo método Analytic Hierarchy Process. Revista De Saúde Pública, 46(5), 777-783. https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000500003