Suporte online para parar de fumar

Autores

  • Beatriz Helena Carlini University of Washington; Alcohol and Drug Abuse Institute
  • Telmo Mota Ronzani Universidade Federal de Juiz de Fora; Departamento de Psicologia
  • Leonardo Fernandes Martins Universidade Federal de Juiz de Fora; Instituto de Ciências Humanas; Centro de Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e outras Drogas (CREPEIA)
  • Henrique Pinto Gomide Universidade Federal de Juiz de Fora; Instituto de Ciências Humanas; Centro de Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e outras Drogas (CREPEIA)
  • Isabel Cristina Weiss de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora; Instituto de Ciências Humanas; Centro de Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e outras Drogas (CREPEIA)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000600018

Palavras-chave:

Abandono do Hábito de Fumar, métodos, Internet, Informação de Saúde ao Consumidor, Telemedicina

Resumo

OBJETIVO Estimar a frequência de buscas online sobre tabagismo e analisar a qualidade dos recursos online de apoio para tabagistas interessados em parar de fumar. MÉTODOS: Revisão de buscas e recursos online relacionados à cessação de tabaco no Brasil em 2010, utilizando ferramentas de busca. O número de buscas foi determinado via ferramentas de análise do Google Ads; número e o tipo de sites foram determinados pela reprodução de padrões de busca de usuários de internet. Os sites foram classificados de acordo com seu conteúdo (propagandas, biblioteca de artigos e outros). A qualidade dos sites foi analisada utilizando-se a Smoking Treatment Scale- Content (STS-C) e Smoking Treatment Scale - Rating (STS-R). RESULTADOS: Foram realizadas 642.446 buscas. Cerca de um terço dos 113 sites encontrados foram do tipo "biblioteca", i.e., continham somente artigos, seguidos por sites com propagandas de clínicas (18,6%) e educação profissional (10,6%). Treze sites ofereciam intervenções diretas para tabagistas. A maioria desses sites não era baseada em evidências, oferecia baixas interatividade e capacidade de customização nem tinha ferramentas de comunicação com seus usuários depois do primeiro contato. Outras limitações detectadas foram omissão das fontes de financiamento, além de ausência de garantia de sigilo das informações obtidas e de distinção entre conteúdo editorial e de anúncios comerciais. CONCLUSÕES: Há disparidade entre a alta demanda para apoio online para cessação do tabaco e a esparsa disponibilidade de intervenções online de qualidade para tabagistas. O desenvolvimento de intervenções online interativas, customizadas, baseadas em evidências e testadas em ensaios clínicos randomizados é necessário para o avanço no suporte oferecido a fumantes no Brasil.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Carlini, B. H., Ronzani, T. M., Martins, L. F., Gomide, H. P., & Souza, I. C. W. de. (2012). Suporte online para parar de fumar . Revista De Saúde Pública, 46(6), 1074-1081. https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000600018