Políticas públicas para o turismo sustentável
o caso de Armação dos Búzios – RJ
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i2p316-338Palavras-chave:
Turismo sustentável, Política Pública, Comunidade localResumo
O presente estudo tem por objetivo geral analisar a dinâmica turística de uma destinação e seus efeitos para a comunidade local e, a partir dela, propor políticas públicas que visem ao turismo sustentável. Armação dos Búzios-RJ foi escolhida como unidade de análise porque representa um dos mais conhecidos, nacionalmente e internacionalmente, destinos turísticos do segmento “sol e praia” no Brasil. A base teórica do estudo contempla, principalmente, a literatura sobre políticas públicas de turismo, buscando relacionar a atuação pública à sustentabilidade da atividade. Para tanto, tomou-se por base os objetivos da política de turismo apresentados por Scott (2011). Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo possui natureza quantitativa e pode ser classificado como descritivo e de levantamento, sendo os dados coletados a partir da aplicação de 250 questionários junto a moradores entre dezembro de 2018 e março de 2019. Para a análise dos dados, foram utilizadas ferramentas estatísticas que permitiram validar as categorias criadas e interpretá-las. Como resultado, observou-se a necessidade de políticas públicas que promovam e ou incentivem a melhor distribuição dos benefícios e custos gerados pelo setor, melhor fornecimento de serviços básicos, a manutenção do turismo e uma relação harmoniosa entre os turistas e a população local.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Bárbara Tavares de Paula, Fernanda Cristina da Silva, Evandro Rodrigues de Faria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.![]()
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.







