Identificando a evolução e os fronts de pesquisa em temáticas por meio do mapeamento bibliométrico
uma análise sobre os Impactos Sociais do Turismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i1p179-199Palavras-chave:
Estudos de Revisão Relacionais, Acoplamento bibliográfico, Citação Direta, Impactos Sociais do TurismoResumo
Este artigo exploratório tem como objetivo principal apresentar duas técnicas bibliométricas: o acoplamento bibliográfico, que permite o mapeamento de fronts de pesquisa, e a análise de citação direta, que demonstra a evolução teórica de temáticas. Estudos de revisão relacionais, nos quais as técnicas em questão estão inseridas, são ainda pouco produzidos na pesquisa brasileira em Turismo e Hospitalidade, o que acaba por ser um limitador para desenvolvimento e aprofundamentos de projetos. Para demonstrar a aplicabilidade de tais técnicas, selecionou-se o tema Impactos Sociais do Turismo, sob a perspectiva dos residentes. Entre os procedimentos metodológicos adotados para a análise da temática em um período de 30 anos (1988-2018) estão: seleção de softwares, extração do conjunto de artigos em língua inglesa na base de dados Web of Science, normalização dos dados, tratamento dos dados em estatísticas descritivas, histográfico, análise de redes e análise de conteúdo. Como principais resultados, observa-se a eficácia destas técnicas, principalmente ao avaliar a configuração e o desenvolvimento da produção científica, o que pode auxiliar os demais pesquisadores no processo de elaboração dos seus projetos de pesquisa. Pode-se, ainda, propor uma agenda de pesquisas futuras para a temática utilizada como exemplo de aplicabilidade das técnicas. Por fim, incita-se algumas reflexões sobre o uso de técnicas bibliométricas no Brasil.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Rafael Cunha Ferro, Bruna de Castro Mendes, Airton José Cavenaghi, Mirian Rejowski

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.![]()
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.







