Submissão
Diretrizes para Autores
A Revista de Terapia Ocupacional da USP não cobra taxa de submissão ou de processamento dos artigos submetidos e permite acesso livre e gratuito do conteúdo que publica.
A revista aceita contribuições para as seguintes seções:
Artigos Originais / Artigos teóricos (até 7000 palavras): Destinam-se à divulgação de resultados de pesquisas inéditas de natureza empírica, experimental e/ou conceitual. Contemplam textos resultantes de pesquisas teóricas, voltadas para análises e avaliações de tendências teórico-metodológicas e conceituais da área.
Relatos de experiências / Estudos de caso (até 5000 palavras): Referem-se a descrição e discussão de projetos, ações ou experiências clínicas desenvolvidas junto a instituições, comunidades e/ou sujeitos.
Devem apresentar algum aspecto original para os campos da assistência, da reabilitação psicossocial, da promoção da saúde, da promoção social ou da intervenção sociocultural e/ou artística. Inclui a apresentação de relatos de casos, formas inovadoras de avaliação e tratamento e/ou experiências de caráter didático assistencial.
Ponto de Vista / Debates (até 5000 palavras): Destinam-se à divulgação de avanços em temas de interesse e a discussão e análise crítica de temas controversos de relevância prática das diversas áreas.
Revisão de literatura (até 6000 palavras): São aceitas Revisões de tipo Sistemática, Integrativa, de Escopo, Narrativa/crítica ou outra com metodologia devidamente descrita e fundamentada, que contemplem descrição detalhada do desenho do estudo, metodologia, objetivos e questões norteadoras, matriz de síntese adequada e demais elementos necessários a um estudo de revisão.
Entrevista (até 5000 palavras): Inclui entrevistas, narrativas ou depoimentos de pessoas cujas realizações profissionais sejam relevantes para o campo da Terapia Ocupacional. São textos comissionados pela editoria da revista, a partir de convites específicos. Eventualmente poderá ser submetida à apreciação, porém com análise prévia do conselho editorial.
A revista não aceita submissão de artigo fracionado em partes para publicação sequencial. A contagem do número de palavras inicia na primeira palavra da Introdução e termina na última palavra das Referências Bibliográficas.
CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO
Todas as submissões devem atender aos requisito de ser uma contribuição original e inédita que não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade do artigo em relação a todos os itens descritos a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
No processo de submissão do artigo, os nomes de todos os autores devem ser incluídos e suas respectivas instituições informadas.
FORMATO
Tipo de arquivo: doc ou docx (MS Word).
Texto: Ortografia Oficinal em formato de folha A4, espaçamento simples fonte Times New Roman, tamanho 12. Margens de 2.5 cm.
Idioma: Os artigos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol. Os textos em português e espanhol devem ter título, resumo e palavras-chave na língua original e em inglês. Os textos em inglês devem ter título, resumo e palavras-chave na língua original e em português. Além disso, os artigos em inglês de autores nacionais devem ser apresentados nas duas versões: inglês e português. No caso de aprovação, ambas serão publicadas.
Anonimato do manuscrito submetido: Os autores devem excluir do arquivo do manuscrito todas as informações que identificam a autoria do trabalho em referências, notas de rodapé e citações, instituição responsável pela apreciação ética do trabalho, entre outros, substituindo-as pela expressão NN [eliminado para efeitos da revisão por pares]. Os dados dos autores são informados apenas em campo específico do formulário de submissão e na folha de rosto.
Em documentos do Microsoft Office, remover a identificação do autor das Propriedades do Documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como… > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança… > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
Informações sobre instituições que apoiaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo mas não preenchem os critérios de autoria também não devem constar no manuscrito e são incluídas em folha de rosto. Caso o manuscrito seja aprovado para publicação, todas as informações que foram omitidas devem ser incluídas novamente, no momento do checklist final.
Resumo e Abstract: Deve ser redigido em português e em inglês, contendo entre 150 e 200 palavras, em um único parágrafo, e deve explicitar: introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados e conclusões.
Descritores: Devem ser indicados de 3 a 6 descritores, que melhor caracterizem o conteúdo do trabalho. Consultar "Descritores em Ciências da Saúde" (DECS/MeSH) em http://decs.bvs.br/.
Estrutura do texto: A revista aceita textos organizados de outra forma em sua apresentação desde que contemplem introdução, metodologia, resultados e discussão. No mais, sugere-se que os trabalhos de investigação científica sejam organizados mediante a estrutura formal:
- Introdução: deve contemplar a apresentação e/ou justificativa do trabalho, definição dos conceitos chave do trabalho, seu objetivo, sua relação com outras publicações, esclarecendo o estado atual em que se encontra o objeto investigado e/ou apresentando a base teórica adotada e a originalidade do trabalho.
- Procedimentos Metodológicos: inclui a descrição dos procedimentos empreendidos para o desenvolvimento do trabalho, a caracterização do contexto da pesquisa e/ou da população estudada, o período de realização, o processo detalhado de seleção e recrutamento da população alvo e o número de participantes, incluindo motivos de recusa à participação no estudo; o referencial teórico e/ou as técnicas escolhidas para a coleta e análise de dados e/ou discussão do tema proposto.
- Resultados: exposição objetiva do que foi observado, sem interpretações ou comentários. Caracterização dos participantes da pesquisa. Pode ser apoiada por gráficos e tabelas, desde que não repitam informações já contempladas no texto.
- Discussão: Se refere à discussão dos dados obtidos e resultados alcançados, ressaltando aspectos novos e relevantes observados no estudo e discutindo a concordância e divergências com outras pesquisas publicadas nacionais e internacionais. Além das limitações do estudo e relevância clínica, se pertinente.
- Conclusões ou considerações finais: Deve ser direto, claro e objetivo, fundamentado nos resultados e discussão. Não cite referências.
Elementos gráficos: Devem ser anexados na sequência da citação no corpo do texto e em arquivo à parte em documentos suplementares, nomeados de acordo com a referência no texto. O trabalho deve conter no máximo 5 elementos gráficos (figura, tabela, gráfico e diagramas), não sendo permitido aglutinar mais de um elemento gráfico sob um mesmo título. O título deve constar na parte superior do elemento gráfico, e em caso de figuras, na parte inferior. Evitar o uso de linhas verticais e inclinadas.
Referências: Organizadas em ordem de aparecimento no texto pelo último sobrenome do primeiro autor. É recomendável no máximo 15% de autocitação entre os citáveis. Os títulos dos periódicos devem ser abreviados conforme a “List of Jounals Indexed in Index Medicus”. URLs para as referências e DOI dos artigos devem ser informados. Para elaboração das referências observar as recomendações das NORMAS DE VANCOUVER, ver item 2.
Citação no texto: ordem numérica de acordo com o aparecimento no texto. Colocar sobrescrito, sem espaço e se constar no final do parágrafo colocar o ponto final depois.
Indicação da fonte das citações: As formas de apresentação das fontes consultadas variam em decorrência da inserção no texto, conforme os exemplos a seguir:
- citação textual, parte do texto é transcrito na íntegra
... a luta, a impossibilidade de coexistência com o outro (p. 50-1)3
- citação livre, reproduz o conteúdo do documento original
Para Velho (p. 27)5 o indivíduo...
- citação da fonte secundária (citação de citação) - EVITAR
O homem não se define pelo que é mas pelo que deseja ser (Ortega y Gasset2 apud8 p. 160).
- citação referente a trabalhos de três ou mais autores
Souza et al.6 ... consultadas periodicamente (p. 7).
- citações diretas no texto (com mais de 3 linhas) - devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas.
Normas para elaboração das referências
Para elaboração das referências e das citações devem ser seguidas as recomendações das NORMAS DE VANCOUVER. URLs para as referências e DOI dos artigos devem ser informados.
- Livros e monografias:
Silva AMBF. Terapia ocupacional e violência doméstica: ações interdisciplinares de acolhimento e cuidado. Curitiba: Editora CRV, 2017.
Maximino V, Liberman F. Grupos e terapia ocupacional : formação, pesquisa e ações. São Paulo: Summus, 2015.
- Capítulo de livro:
Galheigo SM. Social Occupational Therapy in Brazil: A Historical Synthesis of the Constitution of a Field of Knowledge and Practice. In: Lopes RE, Malfitano APS (Org.). Social Occupational Therapy E-Book: Theoretical and Practical Designs. 1ed. London: Elsevier, 2021, v. 1, p. 11-21.
Zanoni LF, Oliver FC. Ensino superior, participação de jovens com deficiência e as contribuições de práticas de terapeutas ocupacionais. In: LOPES RE, BORBA PLO. Terapia ocupacional, educação e juventudes - conhecendo práticas e reconhecendo saberes. 1ed. São Carlos: EDUFSCar, 2022, v. 1, p. 399-416.
- Artigos de periódicos:
Lancman S, Barros, JO. Notas sobre o uso do trabalho enquanto atividade terapêutica e suas interfaces com a Terapia Ocupacional. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2022; (1-3): e207113. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe207113
Oliveira TP, Barros JO, Lancman S. Perspectivas de atuação do Terapeuta Ocupacional em Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de um hospital universitário terciário. Rev Ter Ocup Univ. São Paulo. 2022;32(1-3):e204929. https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/204929
Soares CRS, Oliver FC, Barros J de O, Batista MPP, Othero MB, Muramoto MT, Galheigo S, Lancman S. Afirmação e retomada de uma trajetória: novas perspectivas da Revista de Terapia Ocupacional da USP. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2022;32(1-3):e207164. https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/207164
- Teses:
Bregalda MM. Formação graduada em terapia ocupacional e desenvolvimento de competências relacionais: estudo dos currículos dos cursos públicos no Brasil [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina; 2019. doi:10.11606/T.5.2019.tde-18112019-090832.
Rocha EF. Terapia ocupacional e reabilitação de pessoas com deficiência: como aprendi a polir lentes com Espinosa [livre docência]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina; 2019. doi:10.11606/T.5.2020.tde-18032021-122223.
PÁGINA DE ROSTO - deve ser anexada como documento suplementar (separado do corpo do artigo). Deve conter nesta ordem:
- Título (em português e em inglês): Máximo de 18 palavras, somente no idioma do manuscrito, em negrito, utilizando maiúsculas apenas no início do título e nomes próprios. Não devem ser usadas abreviações, acrônimos ou localização geográfica da pesquisa (instituições ou serviços onde a pesquisa foi realizada).
- Título abreviado em Português e Inglês, contendo até 7 palavras.
- Nome dos autores: Completo, sem abreviaturas, numerados por numeral arábico, com instituição (deve seguir hierarquia: Universidade, Faculdade e Departamento.), localização, estado e país. Os autores devem indicar como citar seu nome para indexar nas bases de dados e inserir ORCID ID, email.
- Manuscritos extraídos de dissertação ou tese: deve ser indicado com asterisco em nota de rodapé o título, ano e instituição que foi apresentado. Se houve apresentação do trabalho em eventos, necessário indicar o nome do evento, local e data de realização.
- Autor para correspondência: O autor que realizar a submissão do trabalho será o responsável para correspondência e receberá as notificações da Revista pelo Portal.
- Contribuição dos autores: As pessoas designadas como autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: a) a concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados, b) redação do artigo ou a sua revisão crítica, e c) aprovação da versão a ser publicada. Devem ser especificadas as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo (ex. SM Silva - trabalhou na concepção e na redação final; CM Assis - na pesquisa e na metodologia).
- Agradecimentos: Quando pertinentes, dirigidos a pessoas ou instituições que contribuíram para a elaboração do trabalho. Incluir no final do texto, antes das referências.
- Fonte de Financiamento: Os autores deverão informar se o trabalho recebeu ou não financiamento.
CONSIDERAÇÕES ÉTICAS
A REVISTA RESPEITA A RESOLUÇÃO CNS Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Os trabalhos apresentados devem seguir os critérios da ética em pesquisa com seres humanos e é obrigatório que os autores explicitem, no corpo do trabalho, se houve aprovação do Comitê de Ética da instituição onde o estudo foi realizado.
Todos os artigos resultantes de pesquisa que envolvam seres humanos requerem aprovação do Comitê de Ética. Anexar como documento suplementar o comprovante de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição (Parecer consubstanciado do CEP obtido no site da Plataforma Brasil). Para os relatos de experiências não aprovados por Comitê de Ética, é necessário que o texto não permita a identificação de sujeitos e/ou instituições.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E CONFLITO DE INTERESSE
No momento da submissão do texto, os autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade, Conflito de Interesse, segundo o modelo abaixo, assinada por todos os autores e anexada como documento suplementar.
Nome da cidade, dia, mês e ano
Declaramos, para os devidos fins, que o manuscrito “Colocar o título” é de nossa autoria e nos responsabilizados pelo seu conteúdo. Declaramos que apresentamos as informações pertinentes sobre as fontes de recursos recebidos para o desenvolvimento da pesquisa. Declaramos a não existência de conflito de interesse profissional, financeiro ou benefícios diretos e indiretos que possam influenciar os resultados apresentados. Declaramos que houve apreciação e aprovação de Comitê de Ética de instituição pertinente nos casos aplicáveis e que a divulgação de imagens foi autorizada, assumindo inteira responsabilidade por ela. Declaramos que o manuscrito apresentado é original e que não foi enviado a outro periódico, no formato impresso ou eletrônico.
Nome completo do(s) autor(es), cpf e assinatura.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE:
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO PARA OS AUTORES
Conteúdo e procedimentos metodológicos
1. O trabalho contém apresentação, introdução ou justificativa que situe adequadamente o leitor em relação ao tema desenvolvido? Apresenta sua vinculação, motivação e/ou interesse acadêmico?
2. Apresenta claramente definidos a pergunta e/ou problema da investigação (e/ou relato de experiência) e seus objetivos gerais e específicos?
3. Apresenta adequadamente os procedimentos utilizados?
4. O estudo respeita as normas da ética da pesquisa com seres humanos e a resolução do CNS Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012? Apresenta protocolo de aprovação por Comitê de Ética, se pertinente?
5. Os procedimentos para obtenção do consentimento dos sujeitos e/ou instituições envolvidas foram citados?
6. A estrutura global do trabalho e os recursos teóricos e metodológicos utilizados em sua construção são adequados? O desenho e a metodologia do estudo estão claramente descritos?
7. Classifica o tipo de pesquisa e/ou estudo?
8. Identifica a filiação institucional, o local e o período de realização da pesquisa e/ou estudo?
9. O contexto de realização do trabalho foi claramente descrito?
10. Os critérios de escolha dos sujeitos/serviços/instituições e ou documentos estudados são apresentados?
11. Os dados coletados por meio de observações, entrevistas, grupos focais, análise documental, etc, são acessíveis para consulta e foram apresentados nas referências?
12. As estratégias utilizadas para a organização e análise dos dados foram claramente definidas e descritas?
13. Apresenta com clareza as conclusões, discussões e/ou contribuições decorrentes do trabalho?
14. Os conceitos, categorias e/ou temas principais estão definidos explicitamente no interior do trabalho e sustentados pela bibliografia apresentada?
15. Os dados apresentados são adequadamente explorados?
16. Existe coerência entre os procedimentos utilizados, os dados apresentados e as conclusões do trabalho?
17. As conclusões estão fundamentadas nos dados obtidos e apresentados pelo estudo?
18. As conclusões estão relacionadas aos trabalhos anteriores na área?
19. Estão citadas as referências bibliográficas relevantes?
20. O trabalho dialoga com o campo de estudos ao qual está referido?
21. O trabalho traz contribuições originais para o campo da Terapia Ocupacional e/ou áreas afins?
22. O resumo é abrangente e descreve todos os itens do trabalho?
23. O título proposto é adequado e traduz o trabalho realizado?
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Artigo Original
destina-se a divulgação de resultados de pesquisa inédita de natureza empírica, experimental ou conceitual.
Relatos sobre projetos e experiências
destina-se a descrição e discussão de projetos efetivamente realizados, referidos as ações desenvolvidas junto a instituições, comunidades e/ou sujeitos e que apresentem algum aspecto original para os campos da assistência, da reabilitação psicossocial, da promoção da saúde, da promoção social ou da intervenção sóciocultural e/ou artística. Inclui a apresentação de relatos de casos, formas inovadoras de avaliação e tratamento e/ou experiências de caráter didático assistencial.
Artigo de Revisão
Serão aceitos, á critério dos editores, textos que visem apresentar síntese de resultados de estudos originais, com o objetivo de responder à questões relevantes e específicas. Serão aceitas apenas Revisões de tipo Sistemática, Integrativa e Narrativa/crítica, que contemplem descrição detalhada do desenho do estudo, metodologia, objetivos e questões norteadoras, matriz de síntese adequada e demais elementos necessários a um estudo de revisão.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.