Síndrome de Burnout em professores universitários
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p180-189Palavras-chave:
Esgotamento profissional/psicologia, Esgotamento profissional/etiologia, Docentes, Saúde ocupacional, Estresse psicológico/etiologia, Estresse psicológico/terapia.Resumo
O estudo investigou os sinais indicativos da Síndrome de Burnout professores de ensino superior, bem como as estratégias de enfrentamento utilizadas para manter-se na atividade laboral. Participaram 49 professores. Foi aplicada a Escala de Caracterização de Burnout e um questionário para obtenção dos dados demográficos e identificação das estratégias de enfrentamento. Os dados foram analisados e apresentados em estatísticas descritas e a regressão logística foi usada para verificar a associação entre as variáveis demográficas e Burnout. Os resultados apontam que cerca de um quarto dos participantes apresentou sintomas compatíveis com a Síndrome de Burnout. A desumanização foi o item com maior
percentual de alto nível, reportada por 30,6% dos professores. Tendo em vista o caráter multifatorial da síndrome de Burnout, é importante compreender os fatores laborais e psicossociais que podem estar associados ao adoecimento, pois isso pode contribuir para a inserção dos docentes em intervenções voltadas para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho.