Perfil de servidores com deficiência de uma instituição federal de ensino: uso de tecnologia assistiva.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p156-164Palavras-chave:
Pessoas com deficiência, Terapia ocupacional, Equipamentos de autoajuda, Trabalhadores.Resumo
O objetivo do estudo foi caracterizar servidores com deficiência de uma Instituição Federal de Ensino Superior e verificar sua percepção em relação à funcionalidade, autonomia e satisfação em relação ao trabalho. Participaram nove servidores técnico-administrativos com deficiência que ingressaram na IFES entre 2000 e 2012, por meio de concurso público com vagas destinadas a pessoas com deficiência. Foram aplicados dois instrumentos: Medida de Independência Funcional (MIF) e uma entrevista semi-estruturada. Na análise da MIF os participantes obtiveram escores de independência modificada e independência total; sete entrevistados fazem uso de tecnologia Assistiva (TA) no cotidiano e somente um, específico para o trabalho. Todos se mostraram satisfeitos com seu desempenho e acham que, não necessitam de outro recurso. Os entrevistados têm deficiências leves e alto nível de escolarização. É urgente uma política mais ampla especialmente para as pessoas com deficiências moderadas e graves, para que possam ingressar no mercado de trabalho e exercer sua cidadania.Downloads
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Publicado
2016-08-17
Edição
Seção
Artigo Original
Como Citar
Silva, M. S., Toyoda, C. Y., Pelosi, M. B., & Silva, N. R. da. (2016). Perfil de servidores com deficiência de uma instituição federal de ensino: uso de tecnologia assistiva. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(2), 156-164. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p156-164