Ensino de saúde do trabalhador nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional: contribuições ao debate sobre parâmetros de avaliação do ensino público brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p109-115Palavras-chave:
Educação superior, Terapia ocupacional/ educação, Saúde do trabalhador/educação.Resumo
Esta pesquisa possui como objetivo, investigar as ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas na área de Saúde do Trabalhador nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional das universidades públicas do Brasil. Trata-se de pesquisa descritiva exploratória, realizada por duas Universidades Federais. A amostra foi composta por (n=16) cursos de graduação em Terapia Ocupacional de (n=15) universidades públicas. Os dados encontrados demonstram que as universidades abordam a área de Saúde do Trabalhador. Dispõem, em sua maioria, de professores com titulação na área de Ergonomia e apresentam, nos últimos três anos, (n=08) campos de estágio, (n=14) projetos de extensão, (n=70) trabalhos de conclusão de curso, (n=20) projetos de pesquisas e (n=29) publicações em periódicos científicos. Destaca-se a necessidade de ações que promovam a intersetorialização e o debate entre instituições, a fim de possibilitar troca de experiências e avanços no conteúdo do ensino,
tanto neste campo de atuação, quanto na formação dos docentes responsáveis pela área de Saúde do Trabalhador.