Síndrome de Burnout
mapeamento em graduandos de terapia ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i2p104-110Palavras-chave:
Estresse Ocupacional, Estudantes, Educação Superior, Saúde Pública, Terapia Ocupacional.Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar as dimensões da síndrome de burnout em acadêmicos do Curso de Terapia Ocupacional de uma universidade federal do nordeste brasileiro. Tratou-se de um estudo exploratório, com elementos descritivos transversais e correlacionais quantitativos, realizado com 147 estudantes do primeiro ao oitavo período do curso. Para a coleta dos dados, aplicaram-se o instrumento Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS) e um questionário sociodemográfico elaborado pelos autores, e para o tratamento estatístico dos dados, os programas Excel 2007 e o SPSS. Procedeu-se a uma análise fatorial exploratória, para obter os escores das dimensões da síndrome para posterior comparação entre os períodos. Os resultados obtidos indicaram os maiores escores nas dimensões ‘eficácia profissional’ e ‘descrença’ no 4º período do curso. A ‘eficácia profissional’ apresentou um alto valor mediano dos escores nos anos finais do curso, o que indica que esses alunos tendem a se sentir competentes como acadêmicos. Embora os resultados não apontem a presença da síndrome de burnout, discute-se a transformação do Projeto Pedagógico do Curso, visando melhorar a qualidade de vida dos acadêmicos e divulgar a profissão/curso entre os profissionais da saúde e na comunidade.