Ensino e aprendizagem da prática profissional: o caso dos supervisores de estágio do curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p27-35Palavras-chave:
Terapia ocupacional/educação, Desenvolvimento de pessoal, Prática profissional, Educação, Ensino/recursos humanos, Estágios, Capacitação de recursos humanos em saúde.Resumo
Considerando que o supervisor de estágio assume papel fundamental na formação prática profissional, este artigo busca elucidar aspectos do processo de ensino da prática em terapia ocupacional no período do estágio supervisionado bem como dificuldades e necessidades encontradas pelos profissionais clínicos para desempenharem o papel de supervisor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada pela aplicação de questionário online aos supervisores de estágios do curso de graduação de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos e análise temática dos dados. Os resultados indicam que as sete supervisoras participantes apresentaram questões similares relativas à preparação para o papel de supervisor; às suas demandas e dificuldades; e à avaliação da relação universidade-serviço. Espera-se que este trabalho contribua para a discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem da prática profissional na graduação bem como para oferecer subsídios para reflexões sobre a capacitação de supervisores em terapia ocupacional.Downloads
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Publicado
2017-06-08
Edição
Seção
Artigo Original
Como Citar
Beutel, P. S., Lourenço, G. F., & Marcolino, T. Q. (2017). Ensino e aprendizagem da prática profissional: o caso dos supervisores de estágio do curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 28(1), 27-35. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p27-35