Estratégias de avaliação de condutores de automóveis com mobilidade reduzida
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i1p50-55Palavras-chave:
Terapia ocupacional, Condução de veículo, Estudos de avaliação como assunto, Avaliação da deficiênciaResumo
Este estudo tem como objetivo apresentar estratégias para avaliação de condutores de automóveis, com mobilidade reduzida, para terapeutas ocupacionais. Entre as atividades instrumentais da vida diária (AIVD), a mobilidade na comunidade, especificamente dirigindo um carro, é uma atividade que promove autonomia, bem-estar e participação na comunidade. A aptidão para conduzir é o motorista que integra habilidades motoras, visuais e cognitivas dinâmicas. Além disso, o motorista precisa demonstrar conhecimento na legislação de trânsito, controlar o veículo e ter validade na Licença de Motorista Nacional (CNH). Os dados foram produzidos entre 2011 e 2012 através de revisão bibliográfica, documental e pesquisa empírica. Na pesquisa bibliográfica foi utilizada a base de dados LILACs. A legislação brasileira de transito contextualizou as normas neste país. O descritivo transversal é parte da pesquisa chamada “Um estudo descritivo do desempenho de veículos a motor em pessoas diagnosticadas com doença de Parkinson”. Um questionário estruturado na língua inglesa foi aplicado para dois terapeutas ocupacionais norte-americanos. O estudo apresentou a descrição do terapeuta ocupacional como reabilitação do motorista. Foi possível descrever os procedimentos de avaliação de condutores realizados pelo terapeuta ocupacional, incluindo seu campo de prática e desempenho esperado para dirigir um veículo.