Pesquisa em terapia ocupacional: apontamentos acerca dos caminhos acadêmicos no cenário nacional

Autores

  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Terapia Ocupacional; Programas de Pós-Graduação em Educação e em Terapia Ocupacional
  • Ana Paula Serrata Malfitano Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Terapia Ocupacional; Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional
  • Fátima Corrêa Oliver Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
  • Sara Caram Sfair Universidade Federal de São Carlos
  • Thaís Juliana Medeiros Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i3p207-214

Palavras-chave:

Pesquisa, Financiamento da pesquisa, Diretórios de pesquisadores, Terapia ocupacional/tendências, Educação superior

Resumo

A área de terapia ocupacional vem discutindo, em seus fóruns coletivos, estratégias de organização para acesso a financiamentos de pesquisa e sua institucionalização no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Nesse cenário, apresentam-se aqui dados referentes aos Grupos de Pesquisa em Terapia Ocupacional no país. Foram levantados, no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (grande área da Saúde, subárea de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), os grupos registrados com o termo "Terapia Ocupacional" no nome, no título de linha de pesquisa ou em suas palavras-chave. Posteriormente, foram contatados todos os líderes dos grupos, solicitando-lhes dados sobre as pesquisas em andamento, os pesquisadores integrantes, bem como os financiamentos acessados. Foram encontrados 26 grupos ativos, com grande concentração na região Sudeste do país e com um universo de 172 pesquisadores, sendo 91 doutores. Foram declarados 124 projetos de pesquisa em andamento, sendo que 65 receberam algum tipo de financiamento. Verifica-se que a área possui um número ainda pequeno de doutores, com baixa inserção em programas de pós-graduação stricto sensu, elementos considerados relevantes para o desenvolvimento da pesquisa específica; ainda, que precisa lidar com o desafio de atingir patamares representativos, tendo, portanto, que crescer junto às instituições que certificam a produção do conhecimento acadêmico.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Lopes, R. E., Malfitano, A. P. S., Oliver, F. C., Sfair, S. C., & Medeiros, T. J. (2010). Pesquisa em terapia ocupacional: apontamentos acerca dos caminhos acadêmicos no cenário nacional . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 21(3), 207-214. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i3p207-214