Evolução do comportamento lúdico de crianças com síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i2p170-178Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Síndrome de Down, Jogos e brinquedosResumo
O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil e é o principal papel ocupacional na infância. A utilização do Modelo Lúdico como referencial teórico possibilita a análise do brincar e a reflexão da prática da Terapia Ocupacional neste contexto. O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento lúdico de um grupo de crianças com síndrome de Down antes e após as intervenções realizadas por terapeutas ocupacionais. Trata-se de um estudo observacional, analítico e retrospectivo realizado em um hospital-escola infantil, no setor de Terapia Ocupacional, cujo atendimento aconteceu em uma brinquedoteca terapêutica. Participaram da investigação 30 crianças com diagnóstico de síndrome de Down, com idades entre 8 meses e 14 anos. Os resultados sugerem que o grupo estudado evoluiu de maneira significativa no Interesse Geral e Lúdico, na Capacidade Lúdica e na Atitude Lúdica, exceto na habilidade de Expressão por palavras e frases. As considerações finais apontam para a adequação do uso dos instrumentos propostos pelo Modelo Lúdico em mensurar o comportamento lúdico de crianças com síndrome de Down, com idade até 14 anos.