Educação interprofissional em saúde e prática colaborativa: uma experiência na formação de residentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v31i1-3p60-68

Palavras-chave:

Educação interprofissional em saúde, Prática colaborativa, Trabalho em equipe, Saúde mental, Álcoole outras drogas

Resumo

A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) e a prática colaborativa são estratégias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para a formação dos profissionais e qualificação das práticas em saúde. O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química propõe um processo formativo alinhado à essas recomendações. Dentre os cenários formativos, destaca-se o Ambulatório Noturno de Cuidados em Álcool e outras Drogas (ANCAD). Este estudo visa compreender como a EIP e a prática colaborativa orientam o processo formativo no ANCAD; caracterizar a rotina de trabalho; descrever as percepções dos residentes; e identificar os conhecimentos e habilidades adquiridos no trabalho em equipe. De caráter qualitativo e exploratório, o estudo utilizou para coleta de dados a entrevista focal e observação direta. Os resultados indicaram que as atividades desenvolvidas são construídas e planejadas de maneira coletiva e compartilhada, fato que fomenta o desenvolvimento de competências para a interprofissionalidade. O ANCAD investe na criação de espaços de reflexão e debate sobre
referenciais teóricos e atividades assistenciais pertinentes ao objetivo de qualificar os profissionais para o cuidado em saúde mental no campo de álcool e outras drogas.

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Biografia do Autor

  • Amanda de Souza Nunes, Casa de Saúde Santa Marcelina

    Artigo proveniente de trabalho de conclusão de residência apresentado ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química do Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo.
    Terapeuta Ocupacional. Especialista em Saúde Mental com Ênfase e Dependência Química pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HC FMUSP.

  • Elisabete Ferreira Mângia, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Faculdade

    Artigo proveniente de trabalho de conclusão de residência apresentado ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química do Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo.
    Prof ª Dr ª do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP.

  • Helton Alves de Lima, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

    Artigo proveniente de trabalho de conclusão de residência apresentado ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química do Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo.
    Psicólogo. Especialista em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP. 

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Publicado

2020-05-18

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Nunes, A. de S. ., Mângia, E. F. ., & Lima, H. A. de . (2020). Educação interprofissional em saúde e prática colaborativa: uma experiência na formação de residentes. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 31(1-3), 60-68. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v31i1-3p60-68