Educação interprofissional em saúde e prática colaborativa: uma experiência na formação de residentes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v31i1-3p60-68Palavras-chave:
Educação interprofissional em saúde, Prática colaborativa, Trabalho em equipe, Saúde mental, Álcoole outras drogasResumo
A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) e a prática colaborativa são estratégias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para a formação dos profissionais e qualificação das práticas em saúde. O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química propõe um processo formativo alinhado à essas recomendações. Dentre os cenários formativos, destaca-se o Ambulatório Noturno de Cuidados em Álcool e outras Drogas (ANCAD). Este estudo visa compreender como a EIP e a prática colaborativa orientam o processo formativo no ANCAD; caracterizar a rotina de trabalho; descrever as percepções dos residentes; e identificar os conhecimentos e habilidades adquiridos no trabalho em equipe. De caráter qualitativo e exploratório, o estudo utilizou para coleta de dados a entrevista focal e observação direta. Os resultados indicaram que as atividades desenvolvidas são construídas e planejadas de maneira coletiva e compartilhada, fato que fomenta o desenvolvimento de competências para a interprofissionalidade. O ANCAD investe na criação de espaços de reflexão e debate sobre
referenciais teóricos e atividades assistenciais pertinentes ao objetivo de qualificar os profissionais para o cuidado em saúde mental no campo de álcool e outras drogas.
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