Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional: especificidade e competências profissionais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v31i1-3p78-85Palavras-chave:
Terapia ocupacional, Competência profissional, Formação profissional, Currículo, DiretrizesResumo
Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional definem os princípios para organização e desenvolvimento dos projetos pedagógicos e propõem competências específicas para terapeutas ocupacionais. Objetivos: Identificar e compreender a especificidade e identidade profissionais presentes nas 34 competências apresentadas como específicas para terapeutas ocupacionais pelo documento. Método: A partir da análise das diretrizes, essas competências foram sistematizadas de acordo com sua especificidade profissional, e elaboraram-se sínteses descritivas com suas características e fragilidades. Resultados: Das 34 competências, apenas quatro singularizam a profissão, diferenciando-a das demais. Discussão: A fragilidade na definição das competências específicas faz com que elas estabeleçam poucas relações com os objetos e objetivos da profissão e não permitam identificar, credenciar ou avaliar o perfil profissional. Conclusão: O principal desafio da reformulação das diretrizes nacionais é definir competências que contemplem a mudança paradigmática e a identidade profissional construída a partir dela, de forma a conferir especificidade às competências desenvolvidas na formação em Terapia Ocupacional.
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