João e Maria vão à escola: narrativas dos pais e educadores sobre a inclusão de crianças com deficiência no ensino regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204944

Palavras-chave:

Inclusão em educação, Inclusão escolar, Escola, Pessoas com deficiência, Familiares, Terapia ocupacional

Resumo

No Brasil, crianças com deficiência têm comumente seus direitos à educação violados. Ao serem impedidas de frequentar a escola regular, lhes é negada a participação em espaços formativos no âmbito pessoal, cognitivo, relacional e político, o que reforça, inclusive para a própria criança, uma lógica segregacionista. Aqui apresentam-se resultados parciais de uma pesquisa qualitativa exploratória analítica, que teve por campo uma escola regular do Município de São Paulo. Teve como objetivo compreender quais os impactos da entrada na escola regular de crianças com deficiência sobre o cotidiano destas crianças e sua família, detectando os sentidos do processo de escolarização. Os dados foram coletados utilizando-se: 1) entrevistas semiestruturadas com pais e educadores de duas crianças com deficiência escolhidos intencionalmente; 2) genogramas e ecomapas das crianças para compreender sua rede de relações. A análise dos dados ocorreu segundo método abordagem da estrutura. Apesar de existirem entraves à efetivação da inclusão escolar, como preconceitos e vivências de uma inclusão perversa, estar na escola regular trouxe ganhos relacionais às crianças com deficiência, organizou seus cotidianos, e possibilitou novos horizontes para as crianças e suas famílias.

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Biografia do Autor

  • Eucenir Fredini Rocha, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

    O artigo é parte do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica intitulado “A influência do processo de inclusão escolar no ensino regular na história de crianças com deficiência” desenvolvido pela então graduanda Fernanda Mariano de Moura Macedo e orientado pela Profª Drª Eucenir Fredini Rocha entre 2013 e 2014, que contou com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo por meio do programa Ensinar com Pesquisa.
    Professora Associada do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. Terapeuta Ocupacional (USP), Mestra em Psicologia Escolar (USP) e Doutora Psicologia Social (USP), Livre Docente (FMUSP). Docente do Programa de Pós-Graduação “Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-FFLCH/USP-DIVERSITAS” e do Mestrado Profissional “Formação Interdisciplinar em Saúde” (Odontologia/Faculdade Saúde Pública/Enfermagem/Instituto Psicologia-USP).

  • Fernanda Mariano de Moura Macedo, Sem registro de afiliação

    Terapeuta Ocupacional de clínicas pediátricas em Sydney (Austrália), atendendo pessoas de 0 a 18 anos. Terapeuta Ocupacional (USP), Especialista em Reabilitação Física e Neurológica (Rede Lucy Montoro – HC FMUSP), Especialista em autismo (programa DIR/Floortime, Austrália).

  • Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

    Professora temporária e Terapeuta Ocupacional do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. Terapeuta ocupacional (USP), Mestra em ciências (USP), Doutora em Humanidades (USP).

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Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Rocha, E. F. ., Macedo, F. M. de M. ., & Souza, C. C. B. X. de . (2022). João e Maria vão à escola: narrativas dos pais e educadores sobre a inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 32(1-3), e204944. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204944