Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v33i1-3e209733

Palavras-chave:

Ação afirmativa, Cotidiano, Ensino superior, Políticas de assistência estudantil, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: Políticas de Ação Afirmativa no ensino superior são recentes no Brasil. A respeito dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional, observa-se poucas evidências sobre o tema que apoiem o debate e a criação de estratégias de implementação no cotidiano acadêmico de estudantes. Objetivo: Identificar o perfil de estudantes cotistas no curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ, e os desafios relacionados à permanência no ensino superior, a partir do acesso das Políticas de Assistência Estudantil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com abordagem exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionário online junto a 50 estudantes de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados foram organizados e descritos por estatística simples e procedimentos de enunciação, frequência e unidades a partir da abordagem de análise de conteúdo. Resultados e discussão: A maioria das estudantes cotistas foi de mulheres cisgêneras, pretas e pardas, com renda de 1 a 2 salários-mínimos oriundas de escola pública. Há grande incidência de trancamento de disciplinas, decorrentes de problemas de saúde mental e organização da rotina, devido a sobreposição entre curso em período integral e vulnerabilidades socioeconômicas. Considerações finais: A compreensão sobre o perfil sociodemográfico, os tipos de suportes ofertados e acessados, bem como as repercussões da saúde mental, percepção do desempenho acadêmico e manutenção/alteração da vida cotidiana, são tópicos importantes a serem considerados na implementação e acionamento de políticas afirmativas, que ainda são insuficientes devido a desarticulação entre políticas intersetoriais.

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Biografia do Autor

  • Ricardo Lopes Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

    Terapeuta Ocupacional formado pelo Centro Universitário São Camilo. Doutor e Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Especização em Dependências, Abusos e Compulsões; Acessibilidade Cultural; Projetos Sociais e Políticas Públicas; Cidades, Planejamento Urbano e Movimentos Sociais. Professor Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Desenvolve pesquisas nas áreas de desenvolvimento local, Terapia Ocupacional Social e Comunitária, Diferenças de Gênero e Sexualidade, Inserções no Universo do Trabalho, relações sujeito, Psicossociologia Urbana.

  • Higor José de Alvarenga Bento, Ministério da Saúde, Instituto Fernandes Figueira

    Terapeuta ocupacional graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residente do Programa de Resisdência Multiprofisisonal do Instituto Fernandes Figueira, Ministério da Saúde. 

  • Miryam Bonadiu Pelosi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Isadora Machado Cabral, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Nacional das Artes - FUNARTE

    Terapeuta Ocupacional graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Terapeuta ocupacional produtora cutlural do Projeto Um Novo Olhar de Acessibilidade Cultural – Parceira Escola de Música – UFRJ e Funarte. 

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Correia, R. L., Bento, H. J. de A. ., Pelosi, M. B. ., & Cabral, I. M. . (2023). Desafios para a permanência de estudantes cotistas na graduação em Terapia Ocupacional. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 33(1-3), e209733. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v33i1-3e209733