Práticas e desafios do terapeuta ocupacional em contextos escolares no Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v33i1pe211692Palavras-chave:
Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Educação. Inclusão escolar.Resumo
Introdução: Ainda que a Terapia Ocupacional tenha um importante histórico de atuações no contexto escolar, ainda é necessário se aprofundar sobre a realidade dos profissionais em diversas regiões do país, inclusive no Distrito Federal. Objetivo: Identificar as práticas e os desafios vivenciados por terapeutas ocupacionais do Distrito Federal que realizam ou realizaram ações relacionadas ao contexto escolar. Procedimentos metodológicos: Pesquisa qualitativa, transversal, exploratória, que realizou entrevista semi-estruturada junto a cinco terapeutas ocupacionais atuantes no Distrito Federal. Resultados e Discussão: As principais práticas realizadas pelas profissionais são: formação, orientação e capacitação de professores e auxiliares, adaptação curricular, de atividades e de mobiliário. Por outro lado, os desafios para a realização dessas práticas tais como, a resistência das escolas e as atitudes sociais frente à inclusão, evidenciam a importância da realização de propostas que sensibilizem e conscientizem escolas, profissionais e comunidade para conhecer e para lidar com as demandas cotidianas visando à inclusão. Conclusões: As práticas da Terapia Ocupacional na educação são pouco conhecidas no Distrito Federal, e acredita-se que investir na formação graduada dos terapeutas ocupacionais, em projetos de extensão e na contratação de profissionais diretamente ligados ao setor da educação podem ampliar e consolidar o campo na região.
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