As implicações da pandemia da Covid-19 no cotidiano das crianças sob suas próprias perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2023.215100

Palavras-chave:

Crianças, Cotidiano, Covid-19

Resumo

Introdução: Diante da pandemia da Covid-19 e as medidas emergenciais adotadas as crianças foram severamente
impactadas, uma vez que tiveram seus cotidianos interrompidos. Objetivo: Compreender como as crianças vivenciaram o cotidiano na pandemia da Covid-19, a partir de suas próprias perspectivas. Metodologia: estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 19 crianças de 9 a 11 anos, vinculadas a uma escola pública. Para a coleta de dados foi utilizada a elucidação gráfica,
narrativa sobre a elucidação e uma entrevista semiestruturada. Os dados produzidos foram analisados a partir da análise temática. Resultados: três temáticas emergiram - O brincar como atividade principal no cotidiano das crianças; O uso de telas na pandemia da Covid-19; A escola e o aprendizado das crianças durante a pandemia da Covid-19. Os resultados evidenciaram que o brincar continuou presente, sendo o uso de dispositivos tecnológicos um dos principais recursos de entretenimento utilizados no período. Sobre a escola, as crianças relataram que pouco conseguiram apreender de forma remota, diante das dificuldades existentes. Conclusão:
espera-se que os dados coletados possam contribuir para o maior conhecimento de uma das maiores crises sanitárias já vivenciadas, favorecendo novas reflexões e discussões acerca das políticas públicas e estratégias de intervenção voltadas a essa população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Camargo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

    Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional. São Carlos, SP. Bras

  • Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

    Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional. São Carlos, SP, Brasil. 

Referências

Organização Panamericana da Saúde (OPAS). Histórico da pandemia de COVID-19. Organização Pan-Americana da Saúde; 2020 [citado 3 set. 2020]. Disponível em: http://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19

Berbert LD, Freitas PS, Lima RS, Moreira DD, Felipe AO, Silveira-Monteiro CA. A pandemia da COVID-19 na saúde da criança: uma revisão integrativa. Res Soc Dev. 2021;10(7):e55510716727. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.1672711

Camargo AP, et al. Implicações da pandemia no cotidiano das crianças. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2023 jan.-dez.;33(1-3):e215100.

Matta GC, et al. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia. 2021.

Rio de Janeiro: Observatório Covid 19; Editora FIOCRUZ; 2021. (Informação para ação na Covid-19 séries). https://doi.org/10.7476/9786557080320

Katz I. Bolsonaro contra as crianças. Por Ilana Katz. Combate Racismo Ambiental; 25 out 2022 [citado 02 dez. 2022]. Disponível em: https://racismoambiental.net.br/2022/10/25/bolsonaro-contra-as-criancas-por-ilana-katz/.

Instituto Alana. Dossiê infâncias e Covid-19: os impactos da gestão da pandemia sobre crianças e adolescentes. 30 mar 2022 [citado 10 out 2022]. Disponível em: https://alana.org.br/wp-content/uploads/2022/03/DOSSIE-INFANCIAS-ECOVID-19.pdf

Fernandes AD, Speranza M, Mazak MS, Gasparini DA, Cid MF. Desafios cotidianos e possibilidades de cuidado com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frente à COVID-19. Cad Bras Ter Ocup. 2021;29:e2121. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoar2121

Silva JB. Repercussões do distanciamento social e adoecimento por COVID-19 na qualidade de vida de crianças de 7 a 9 anos [Dissertação]. Belo Horizonte. Universidade Federal de Minas Gerais; 2022. [citado 24 jul. 2023]. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/46388

Santana JP, Lordelo LR, Férriz AFP. Quanto tempo o tempo tem? O cotidiano das crianças durante a pandemia da Covid-19. Cad CEDES. 2022;42:335-346. https://doi.org/10.1590/CC252948.

Linhares MB, Enumo SR. Reflexões baseadas na psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estud Psicol (Campinas). 2020;37:1-14. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089

Guizzo BS, Marcello FD, Müller F. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Educ Pesqui. 2020;46:e238077. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046238077

Cortés AI. Desenhos, vinhetas e diagramas: ouvindo as narrativas das crianças através da elucidação gráfica. Rev Pesqui Qual São Paulo. 2017;5(8):312-326. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/download/86/83/338

Flick U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed; 2009.

Manzini EJ. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semiestruturada. In: Marquezine MC, Almeida MA, Omote S, organizadores. Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel; 2003. p.11-25.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

Oliveira VB. Brincar e a criança do nascimento aos seis anos. 6a ed. Petrópolis: Vozes; 2014.

Oliveira VB, Solé M, Fortuna T. Brincar com o outro: caminho da saúde e bem-estar. Petrópolis: Ed. Vozes; 2010.

Lima SD, Meirelles MCB. O brincar em tempos de distanciamento social: o que aprendemos com as crianças pela lente da sociologia da infância? Rev Pedagógica (Chapecó). 2020;22:1-21. https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5799

Vilarinho TAC, Granja ER de S, Caixeta CAS, Amâncio N de FG. Pandemia da Covid-19: os benefícios que a interação com animais domésticos trouxe para as crianças autistas no período de isolamento social. Braz J Develop. 2023;9(1):4327-40. https://doi.org/10.34117/bjdv9n1-298

Christian H, Mitrou F, Cunneen R, Zubrick SR. Pets are associated with fewer peer problems and emotional symptoms, and better prosocial behavior: findings from the Longitudinal Study of Australian Children. J Pediatr. 2020;220:200-206.e2. doi: 10.1016/j.jpeds.2020.01.012.

Market Research Survey. Impact of pets in the home classroom, n=2000. Conducted by Edelman Data and Intelligence. February 2021 [cited 2023 Aug 14]. Available from: https://www.mars.com/sites/g/files/jydpyr316/files/2021-04/Pets%20in%20the%20Classroom%20Factsheet.pdf

Bento G, Dias G. The importance of outdoor play for young children´s healthy development. Porto Biomed J. 2017;2(5):157-160. https://doi.org/10.1016/j.pbj.2017.03.003

Santos RO dos, Boaro JCA, Lobo VKS, Bleicher T. Tempo de tela dos nativos digitais na pandemia do coronavírus. Rev Expr Catól. 2022;11(1):73-73-81. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/13

Lemes MA, et al. Tempo de tela, crianças e pandemia de COVID-19: uma revisão narrativa. In: III Congresso Internacional de Educação e Saúde da Universidade de Marília; 2021. p.382 [citado out. 2022]. Disponível em. https://oficial.unimar.br/wp-content/uploads/2021/06/ANAIS-DOIII-CONGRESSO-INTERNACIONAL-DE-EDUCACAOE-SAUDE-DA-UNIVERSIDADE-DE-MARILIA.pdf

TIC Kids Online Brasil. Qualidade da conexão e dos dispositivos afetam a participação de crianças e adolescentes na Interne. Cetic.br - Centro Regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação [citado 14 ago. 2023]. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20221121120628/resumo_executivo_tic_kids_online_2021.pdf

Natividade MS, Guimarães JM, Miranda SS, Barreto Filho O, Aragão ES. Educação e desigualdades na pandemia da COVID-19: realidade e desafios para as políticas públicas brasileiras. In: Barreto ML, Pinto Junior EP, Aragão E, Barral-Netto M, organizadores. Construção de conhecimento no curso da pandemia de COVID-19: aspectos biomédicos, clínico-assistenciais, epidemiológicos e sociais. Salvador, BA: EDUFBA; 2020. v.2, cap.27 [citado 8 jun. 2023]. https://doi.org/10.9771/9786556300757.02712

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). COVID-19 impact on education. 2020. [cited 19 abr. 2023]. Available from: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse

Loperfido L, Burgess M. The hidden impact of Covid-19 on children. A global research Series. 2020. [cited 13 jan. 2023]. Available from: https://resourcecentre.savethechildren.net/document/hidden-impact-covid-19-children/

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Disrupção educacional e resposta COVID-19. 2020 [citado 19 abril 2023]. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa nacional por amostra de domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, s.d. [citado 24 jul. 2023]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9127-pesquisa-nacionalpor-amostra-de-domicil ios.html

Mckinsey & Company. COVID-19 and student learning in the United States: the hurt could last a lifetime. 2020 [cited 18 Aug 2021]. Available from: https://www.mckinsey.com/industries/public-and-social-sector/our-insights/covid-19-andstudent-learning-in-the-united-states-the-hurt-couldlast-a-lifetime.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Camargo, A. P., & Fernandes, A. D. S. A. . (2023). As implicações da pandemia da Covid-19 no cotidiano das crianças sob suas próprias perspectivas. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 33(1-3), e215100. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2023.215100