Nível de Satisfação dos Usuários de Produtos Assistivos na Região Amazônica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v35i1-3e215241Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Região Amazônica, Satisfação do Paciente, QuestionáriosResumo
Introdução: A Região Amazônica possui características espaciais singulares e uma notável riqueza natural, fato que se contrasta com a precária disponibilidade de serviços de reabilitação para usuários de Tecnologia Assistiva (TA) da região. O artigo descreve a avaliação dos recursos e serviços de TA por pessoas com deficiência do Arquipélago do Marajó. Metodologia: Estudo de caráter quantitativo, descritivo, no qual participaram 39 pessoas com deficiência com idades entre 22 a 84 anos de idade, usuárias de TA, que responderam ao Quebec User Evaluation of Satisfaction with Assistive Technology (QUEST 2.0). Resultados: O item melhor avaliado foi a Eficácia do produto, e o pior avaliado foi Assistência técnica e manutenção. Foram apontados como mais importantes: Conforto, Segurança e Durabilidade. Discussão: Os resultados obtidos, juntamente com a literatura nacional e internacional, possibilitaram relacionar as características únicas da região com os precários serviços de saúde marajoaras. Conclusão: O QUEST 2.0 mostra-se eficaz na avaliação do nível de satisfação dos usuários marajoaras de TA, permitindo a discussão com os fatores socioeconômicos. Faz-se necessário novos estudos que utilizam o questionário, assim como estudos focados na análise da região amazônica e seu contingente populacional.
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