Grupo de sala de espera: relato de experiência de ensino de Terapia Ocupacional em serviço de Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2024.216564Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Sala de Espera, Atenção Primária à Saúde, GrupoResumo
O presente artigo descreve as intervenções de ensino-aprendizagem num cenário de estágio curricular obrigatório em Terapia Ocupacional, realizado em uma Unidade Básica de Saúde da Família. Este trabalho justifica-se pela importância de apresentar o resultado da terapia ocupacional a partir da descrição de uma atividade concreta. Objetiva refletir sobre a prática e apresentar as possibilidades de atuação na atenção primária com um grupo de educação em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, desenvolvido diante da realização de um grupo de sala de espera num serviço localizado no interior de São Paulo/SP, de agosto a dezembro/2022. O levantamento de dados foi realizado a partir dos diários de campo das estagiárias e coordenadoras do grupo, além dos relatórios corrigidos pela docente e supervisora de estágio. A etapa analítica considerou a vivência grupal, contemplando os participantes, suas histórias, saberes, culturas e afetos, mas também, as narrativas e vivências das estagiárias. Os resultados apontam para a transformação da sala de espera em um espaço produtivo, de ressignificação de hábitos e reflexões sobre o cotidiano, as relações, o cuidado em saúde, a partir do compartilhamento e construção de conhecimentos e saberes, legitimando o direito à informação em saúde.
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