Terapia ocupacional assistida por cães: propostas de atividades para crianças no transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v35i1-3e222847

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Terapia Assistida por Animais, Terapia Assistida por Cães, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Introdução: Literatura internacional relata efeitos benéficos de sessões de terapia ocupacional assistida por cães para crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivo: Apresentar atividades realizadas em sessões de terapia ocupacional assistida por cães que propiciaram o engajamento, desempenho e comportamentos sociais e emocionais positivos. Método: Estudo de design quase-experimental com nove crianças entre 3 a 5 anos no TEA. Cada criança foi avaliada pré e durante intervenção por checklist que mensurou frequência de demonstração de componentes de desempenho e engajamento e de comportamentos sociais e emocionais. As sessões foram videogravadas, dois investigadores preencheram separadamente o checklist com posterior análise qualitativa descritiva de cada criança. Resultados: Vinte atividades em que as crianças demonstraram engajamento, com foco nos componentes de desempenho sensório-motor (coordenação motora fina e global, equilíbrio, resposta visual e tátil) e cognitivo (atenção, resolução de problemas) e nos comportamentos sociais e emocionais (olhar para o cão, sorrir para o cão, tocar voluntariamente no cão, comunicar-se com o cão, frequência de aproximação e tempo perto do cão). Conclusão: As atividades demonstraram potencial para fomento do engajamento das crianças e estimulação de componentes de desempenho e comportamentos sociais e emocionais. Pesquisas futuras são necessárias para validação de um protocolo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mirela Oliveira Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos

    .

  • Lais Riviera Baratela, Universidade Federal de São Carlos

    .

  • Roberta Giampá Roiz, Universidade Federal de São Carlos

    .

Referências

Fine A. Best practices in animal-assisted therapy: guidelines for use of AAT with special populations. In: Fine A (Ed.). Handbook of animal assisted therapy: foundations and guidelines for animal-assisted interventions (5th ed.). San Diego: Elsevier Academic Press; 2019, p. 207-224.

Figueiredo MO, Alegretti AL, Magalhães L. Terapia ocupacional assistida por cães: uma revisão de escopo da literatura brasileira. Cad Bras Ter Ocup. 2021;29:e2087. Disponible en: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR2087 doi: 10.1590/2526-8910.ctoAR2087

Nagengast SL, Baun MM, Megel M, Leibowitz JM. The effects of the presence of a companion animal on physiological arousal and behavioral distress in children during a physical examination. J Pediatr Nurs. 1997;12(6):323-30. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0882-5963(97)80058-9 doi: 10.1016/S0882-5963(97)80058-9

Viau R, Arsenault-Lapierre G, Fecteau S, Champagne N, Walker CD, Lupien S. Effect of service dogs on salivary cortisol secretion in autistic children. Psychoneuroendocrinology. 2010;35(8):1187-93. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2010.02.004 doi: 10.1016/j.psyneuen.2010.02.004

Leandro NRA, Alexandrino DFL. Terapia assistida por animais para crianças com o transtorno do espectro autista: uma reflexão importante e inovadora para a prática pedagógica docente. In: NRA Leandro, DFL Alexandrino, BB Rocha, RF Ivanicska. Educação brasileira: inovações, perspectivas e experiências. Itapiranga: Schreiben; 2021, p. 23-26.

Braun C, Stangler T, Narveson J, Pettingell S. Animal-assisted therapy as a pain relief intervention for children. Complement Ther Clin Pract. 2009;15(2):105-9. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2009.02.008 doi: 10.1016/j.ctcp.2009.02.008

Hill JR, Ziviani JJ, Driscoll C, Cawdell-Smith J. Canine-assisted occupational therapy for children on the autism spectrum: challenges in practice. Brit J Occup Ther. 2020;83(4):215-9. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0308022619858851 doi: 10.1177/0308022619858851

Hill JR, Ziviani JJ, Driscoll C, Teoh AL, Chua JM, Cawdell-Smith J. Canine assisted occupational therapy for children on the autism spectrum: a pilot randomised control trial. J Autism Dev Disord. 2020;50:4106-20. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10803-020-04483-7

Hill JR, Ziviani JJ, Cawdell-Smith J, Driscoll C. Canine Assisted Occupational Therapy: Protocol of a Pilot Randomised Control Trial for Children on the Autism Spectrum. Open J Pediatr. 2019;9(3):199-217. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4236/ojped.2019.93020 doi: 10.4236/ojped.2019.93020

Hill JR, Ziviani J, Driscoll C, Cawdell-Smith J. Can canine-assisted interventions affect the social behaviours of children on the autism spectrum? a systematic review. Rev J Autism Dev Disord. 2019;6(1):13-25. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40489-018-0151-7 doi: 10.1007/s40489-018-0151-7

Şahin S, Kose B, Zarif M. Animal-assisted therapy in occupational therapy. In M. Huri (Ed.). Occupational therapy: therapeutic and creative use of activity [Internet]. London: IntechOpen; 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5772/intechopen.76468 doi: 10.5772/intechopen.76468

Pietruch A, Marsh A, Steixner B, Forkey K, McFarland S. The supports and barriers to the use of animal-assisted therapy in occupational therapy intervention with adults [master’s thesis]. Utica: Utica College; 2017.

Velde BP, Cipriani J, Fisher G. Resident and therapist views of animal-assisted therapy: implications for occupational therapy practice. Aust Occup Ther J. 2005;52(1):43-50. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1440-1630.2004.00442.x doi: 10.1111/j.1440-1630.2004.00442.x

Roehm J. Animal assisted therapy increases fine motor skills [master’s thesis]. Denton: Texas Woman’s University; 2010. Disponível em: https://twu-ir.tdl.org/bitstream/handle/11274/10797/2010RoehmOCR.pdf?sequence=3

Sams MJ, Fortney EV, Willenbring S. Occupational therapy incorporating animals for children with autism: a pilot investigation. Am J Occup Ther. 2006;60(3):268-74. Disponível em: https://doi.org/10.5014/ajot.60.3.268 doi: 10.5014/ajot.60.3.268

Pet Partners. Pet partners handler guide. In: Pet Partners Therapy Animal Program [Internet]. Bellevue: Pet Partners; 2023. Disponível em: https://petpartners.org/wp-content/uploads/2023/10/Handler-Guide_Rebranded-1.pdf

International Association of Human-Animal Interaction Organizations. The IAHAIO definitions for animal-assisted intervention and guidelines for wellness of animals involved [Internet]. 2018. Disponível em: https://iahaio.org/wp/wp-content/uploads/2018/04/iahaio_wp_updated-2018-final.pdf

Hill JR, Ziviani J, Driscoll C. “The connection just happens”: therapists’ perspectives of canine-ssisted occupational therapy for children on the autism spectrum. Aust Occup Ther J. 2020;67(6):550-62. Disponível em: https://doi.org/10.1111/1440-1630.12680 doi: 10.1111/1440-1630.12680

Hill JR, Ziviani J, Driscoll C. Canine-assisted occupational therapy for children on the autism spectrum: parents’ perspectives. Aust Occup Ther J. 2020;67(5):427-36. Disponível em: https://doi.org/10.1111/1440-1630.12659 doi: 10.1111/1440-1630.12659

Shadish WR, Cook TD, Campbell DT. Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston: Houghton Mifflin; 2002.

Lacerda MR, Costenaro RGS. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá; 2015.

Figueiredo MO, Pfeifer L. Assessment of Children in Canine-Assisted Occupational Therapy. In: 31st International Society for Anthrozoology Annual Conference [Internet]. 2022. Disponível em: https://www.isaz2022.net/_files/ugd/1c55f9_

bdd5c504cac4baaa8b87a460381d1bf.pdf

Polatajko HJ, Towsend EA, Craik J. Canadian Model of Occupational Performance and Engagement. In: Townsend EA, Polatajko HJ (Ed.). Enabling occupation II: Advancing an occupational therapy vision for health, well-being, and justice through occupation. Ottawa: Canadian Association of Occupational Therapist; 2013, p. 23-36.

Ranka J, Chapparo C. Definition of terms. In: Chapparo C, Ranka J. Occupational Performance Model (Australia): monograph 1. Sydney: Occupation Performance Network; 1997. p. 58-60.

Kennedy J, Davis JA. Clarifying the Construct of Occupational Engagement for Occupational Therapy Practice. OTJR: Occup Ther J Res. 2017;37(2):98-108. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1539449216688201 doi: 10.1177/1539449216688201

Funahashi A, Gruebler A, Aoki T, Kadone H, Suzuki K. Brief Report: The smiles of a child with autism spectrum disorder during an animal-assisted activity may facilitate social positive behaviors- quantitative analysis with smile-detecting interface. J Autism Develop Disord. 2014;44(3):685-93. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10803-013-1898-4 doi: 10.1007/s10803-013-1898-4

Muñoz POL. Terapia assistida por animais interação entre cães e crianças autistas [dissertação]. São Paulo: Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo; 2013 doi: 10.11606/D.47.2014.tde-11122014-101527

Taquette, S. Análise de dados de pesquisa qualitativa em saúde. In: CIAIQ2016 [Internet]; 2016. Disponível em: https://www.proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/790/777

Roiz RG, Figueiredo MO. Terapia ocupacional assistida por cães para crianças no transtorno do espectro autista: estudo de caso coletivo. Arq Ciênc Saúde UNIPAR. 2023;27(8):4577-95. Disponível em: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-026 doi: 10.25110/arqsaude.v27i8.2023-026

Llambias C, Magill-Evans J, Smith V, Warren S. Equine assisted occupational therapy: Increasing engagement for children with autism spectrum disorder. Am J Occup Ther. 2016;70(6): 1-9. Disponível em: https://doi.org/10.5014/ajot.2016.020701 doi: 10.5014/ajot.2016.020701

Schatz RB, Peterson RK, Bellini S. The use of video self-modelling to increase on-task behavior in children with high-functioning autism. J Appl Sch Psychol. 2016;32(2):234-43. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1080/15377903.2016.1183542 doi: 10.1080/15377903.2016.1183542

Grandin T, Fine AH, O’Haire ME, Carlisle G, Bowers CM. The roles of animals for individuals with autism spectrum disorder: handbook on animal-assisted therapy [Internet]. 4th ed. San Diego: Elsevier Academic Press; 2019.Disponível em: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-801292-5.00016-X doi: 10.1016/B978-0-12-801292-5.00016-X

Prothmann A, Ettricht C, Prothmann S. Preference for, and responsiveness to, people, dogs and objects in children with autism. Anthrozoös. 2009;22(2):161-71. Disponível em: https://doi.org/10.2752/175303709X434185 doi: 10.2752/175303709X434185

Johnson A, et al. Recommendations for uniform terminology in animal-assisted services (AAS). Hum-Anim Interact. 2024;12(1). Disponível em: https://doi.org/10.1079/hai.2024.0003 doi: 10.1079/hai.2024.0003

Publicado

2025-05-27

Edição

Seção

Artigo Histórico

Como Citar

Figueiredo, M. O., Baratela, L. R., & Roiz, R. G. (2025). Terapia ocupacional assistida por cães: propostas de atividades para crianças no transtorno do espectro autista. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 35(1-3), e222847. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v35i1-3e222847