Caracterização da postura sentada em dois mobiliários diferentes e a influência no desempenho em um teste gráfico - estudo de casos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2001.224306Palavras-chave:
Postura, Desempenho psicomotor, Ergonomia (saúde ambiental), AptidãoResumo
Este trabalho, através de um estudo de delineamento experimental de sujeito único, com três participantes, caracterizou a postura sentada em dois tipos de mobiliário cadeira-mesa com características ergonômicas diferentes, durante atividade motora manual, através do sistema Vídeo Position Analiser. Após esta caracterização, analisou-se a relação entre as posturas utilizando os dois mobiliários e o desempenho motor manual em um teste gráfico. A análise estatística demonstrou que o mobiliário cadeira-mesa experimental promoveu uma melhora significativa no desempenho no teste gráfico, para os três participantes do estudo, aumentando a velocidade de realização dos traços (número de traços) com manutenção da qualidade dos traços (porcentagem de acertos).
Downloads
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.