Estudo e intervenção no processo de trabalho em um restaurante universitário - em busca de novas metodo

Autores

  • Selma Lancman Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Adriana Rodrigues Siqueira Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Maria de Fátima Ferreira Queiroz Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Renata Cristina Bertolozzi Varela Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2000.224329

Palavras-chave:

Saúde ocupacional, Saúde mental, Engenharia humana, Restaurante, Universidades, Planejamento ambiental

Resumo

Este pesquisa/intervenção, realizada no Restaurante da Coordenadoria de Assistência Social da Universidade de São Paulo - COSEAS/USP, visa a partir da combinação de alguns procedimentos metodológicos, tais como: abordagem ergonômica e grupos de reflexão sobre o trabalho, transformar situações concretas de trabalho. Tendo como pressuposto a participação ativa dos atores dos diversos níveis hierárquicos da COSEAS, buscamos atenuar situações de sofrimento, transformar relações e comunicações no trabalho, possibilitar a participação dos trabalhadores no planejamento do trabalho e minimizar a ocorrência de doenças relacionadas ao trabalho. Era nosso objetivo, ainda, discutir o alcance destas metodologias e suas possíveis contribuições e limites em uma situação concreta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Selma Lancman, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Professora do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. Mestre em Saúde Comunitária pela UFBA. Doutora em Saúde Mental pela UNICAMP. Pós-Doutora em Psicologia do Trabalho pelo CNAN. Coordenadora do Laboratório de Investigação e Intervenção em Saúde e Trabalho - LIIST. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP.

  • Adriana Rodrigues Siqueira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Terapeuta Ocupacional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador-Lapa-SMS-PMSP. Especialista em Ergonomia dos Sistemas de Produção pela Escola Politécnica da USP. Docente do Centro Universitário São Camilo. Membro do LIIST.

  • Maria de Fátima Ferreira Queiroz, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Fisioterapeuta do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador-Lapa-SMS-PMSP. Ergonomista, Mestre em Saúde Pública e Doutoranda em Saúde do Trabalhador pela Faculdade de Saúde Pública - USP. Docente da Universidade Metodista de São Paulo. Membro do LIIST

  • Renata Cristina Bertolozzi Varela, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina

    Terapeuta Ocupacional. Membro do LIIST.

Referências

.

Downloads

Publicado

2000-11-04

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Lancman, S., Siqueira, A. R., Queiroz, M. de F. F., & Varela, R. C. B. (2000). Estudo e intervenção no processo de trabalho em um restaurante universitário - em busca de novas metodo. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 11(2-3), 79-89. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2000.224329