A desconstruçâo de uma cena. A construção de uma história
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.1997.224732Palavras-chave:
Saúde mental, Desinstitucionalização, tendências, Relato de caso, Equipe de assistência ao paciente, Administração municipal, Política de saúdeResumo
O artigo tem por objetivo discutir a possibilidade de novas respostas as situações de crise nas instituições abertas, envolvendo a criação de diversos dispositivos subjetivantes e de novas formas de relação. Através do relato e da desconstrução de uma cena apreendida do cotidiano do Núcleo de Atenção Psicossocial da Vila Belmiro (NAPS IV, Vila Belmiro), ligado ao Programa de Saúde Mental de Santos, São Paulo, mostramos a pluralidade das ações que ocorreram no processo de reconstrução da história de vida de um usuário com ênfase nos movimentos da equipe, marcados pela flexibilidade e disponibilidade e na intervenção junto ao território. Finalmente, problematizamos as incertezas e os desafios que permearam este percurso como inerentes ao debate atual a respeito do novo objeto da Psiquiatria, no interior do processo de desinstitucionalização, enquanto reconstrução de complexidade e singularização.
Downloads
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.