Desafios presentes no trabalho docente dos cursos de Terapia Ocupacional no Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v35i1-3e233263Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Trabalho Docente, Universidade Pública, Saúde do TrabalhadorResumo
O trabalho docente é essencial para a formação profissional e a pesquisa, promovendo a reflexão crítica e a construção subjetiva do docente. Contudo, estudos mostram desafios presentes nesse trabalho, que afetam sua saúde e os processos de trabalho. Objetivo: Identificar desafios da docência nos cursos de Terapia Ocupacional em universidades públicas no Estado de São Paulo, enfatizando seu impacto na saúde dos docentes e nos processos de trabalho. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas com docentes de Terapia Ocupacional em universidades públicas paulistas e análise temática dos dados. Resultados e Discussão: A sobrecarga de trabalho por falta de recursos humanos afeta a saúde, o tempo pessoal, o desempenho de trabalho e as relações interpessoais das docentes. Entretanto, as entrevistadas valorizam o prazer e o impacto social do trabalho. A precarização e o modelo de gestão vigente nas universidades se mostram relevantes nos desafios mencionados nas entrevistas, afetando a saúde e o trabalho das docentes, bem como as relações dentro da universidade. Conclusão: Os desafios apontados indicam a necessidade de adequação dos recursos financeiros e humanos nas universidades públicas
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