A utilização do brincar nas práticas de terapeutas ocupacionais da Baixada Santista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i3p226-232Palavras-chave:
Brincar, Desenvolvimento Infantil, Terapia OcupacionalResumo
O presente estudo teve por objetivo identificar e caracterizar as práticas desenvolvidas pelos terapeutas ocupacionais que atuam na região metropolitana da Baixada Santista, quanto à utilização do brincar. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado com 36 terapeutas ocupacionais que atuam na área da infância. Os principais referenciais teóricos utilizados pelos profissionais são a Terapia de Integração Sensorial e o Método Neuroevolutivo Bobath. Os profi ssionais caracterizam a utilização do brincar como um recurso facilitador do processo terapêutico ocupacional, utilizando-o durante todos os momentos do atendimento. Portanto, o brincar é visto como recurso terapêutico utilizado para a promoção do desenvolvimento infantil como um dos principais objetivos da clínica em Terapia Ocupacional. O estudo procurou contribuir na caracterização da prática profi ssional quanto à utilização do brincar.