Influência do Tratamento por Realidade Virtual no Equilíbrio de um Paciente com Paralisia Cerebral
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p121-126Palavras-chave:
Modalidades de Fisioterapia, Reabilitação, Equilíbrio Postural, Terapia de Exposição à Realidade VirtualResumo
A melhora da capacidade de manutenção do equilíbrio é essencial para quem apresenta algum comprometimento motor, como a Paralisia Cerebral (PC). A realidade virtual (RV) já se destaca na reabilitação neurológica, porém com poucos estudos que abordem pacientes adultos com PC. Este estudo teve como objetivo investigar a infl uência da RV por meio de jogos de vídeo Wii no equilíbrio em posição ortostática de um paciente com PC Espástica Hemiparética. Foi utilizado o equipamento Nintendo® Wii, com o jogo Wii Fit Plus, em treinamentos que estimularam o equilíbrio látero-lateral e ântero-posterior do paciente. Os instrumentos aplicados foram: Escala de Equilíbrio de Berg, Medida de Independência Funcional, além de 3 testes do Neurocom Balance Master: Limits of Stability, Tandem Walk e Step/Quick Turn. O protocolo de tratamento consistiu de 10 sessões, 30 minutos cada, duas vezes por semana por 38 dias. Ao fi nal foi possível observar um aumento expressivo na pontuação de vários itens dos testes realizados, implicando na melhora da capacidade de equilíbrio do paciente. Esses resultados sugerem a infl uência benéfi ca do Wii no que concerne o equilíbrio e capacidade funcional do portador de PC, tornando-o mais confi ante para realizar suas atividades diárias.