Avaliação de atividade de ensino, pesquisa e extensão em vigilância do desenvolvimento infantil: a perspectiva de graduandos em terapia ocupacional

Autores

  • Patricia Carla de Souza Della Barba Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Aline Gonçalves
  • Barbara Aniceto
  • Iara Cristina Rizzo
  • Joyce Nunes Crippa
  • Mariane Cristina Lourenço
  • Nathalia Abreu dos Santos
  • Thais Tieme Nishiama
  • Andressa Fernanda Joia
  • Raquel Cristina Pinheiro
  • Bruna Pereira Ricci Marini
  • Claudia Maria Simões Martinez Universidade Federal de São Carlos
  • Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p274-280

Palavras-chave:

Vigilância, Desenvolvimento infantil, Terapia ocupacional/educação, Educação infantil, Educação superior, Ocupações em saúde/educação, Estudantes.

Resumo

A Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) “Desenvolvimento infantil de zero a seis anos e a atuação da Terapia Ocupacional”, oferecida por docentes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, de março a setembro de 2013, teve por objetivo criar um diálogo entre educadores da rede municipal de educação infantil e graduandos sobre temas que envolvem a promoção do desenvolvimento infantil no cotidiano familiar e escolar. Trata-se de um relato de experiência que descreve a avaliação dos estudantes acerca dos conteúdos abordados nesta ACIEPE discutindo as implicações desta atividade na formação. Estudo investigativo descritivo, de abordagem qualitativa, com aplicação de questionário para dezenove alunos que participaram da ACIEPE. Destacam-se ganhos: na vivência interdisciplinar; no contato com os educadores; na produção de intervenções e no aprofundamento sobre as práticas de Terapia Ocupacional. Estudantes também identificam a experiência como desafiadora e afirmam ter obtido maior aprofundamento sobre as possibilidades da prática de Terapia Ocupacional no contexto da educação infantil, aprimorando seus conhecimentos acerca do processo de vinculação tanto com as crianças quanto com os educadores.

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Biografia do Autor

  • Patricia Carla de Souza Della Barba, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
    Terapeuta Ocupacional (Universidade Federal de São Carlos), Especialista em Psicopedagogia e no Método Neuroevolutivo Bobath. Mestre e Doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Docente Adjunto Nível III do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO-UFSCar) - Mestrado Acadêmico e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica (PPGGC-UFSCar) - Mestrado Profissional. Experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Intervenção em Problemas de Desenvolvimento Infantil. Atua principalmente nos seguintes temas: Atuação da Terapia Ocupacional na Atenção Integral à criança: vigilância do desenvolvimento e detecção de riscos nos contextos de saúde e educação; formação de profissionais de saúde; disfunções físicas e neurológicas, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Lider do Grupo de Pesquisa do CNPq - FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL.
  • Aline Gonçalves
    Estudante de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, participantes da equipe da ACIEPE. E-mails: alinegoncalves603@gmail.com
  • Barbara Aniceto
    Estudante de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, participantes da equipe da ACIEPE. E-mail: ba_aniceto@live.com
  • Iara Cristina Rizzo
    Estudante de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, participantes da equipe da ACIEPE. E-mail:  iara_rizzo@hotmail.com
  • Joyce Nunes Crippa
    Estudante de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, participantes da equipe da ACIEPE. E-mail: joycecrippa@hotmail.com
  • Mariane Cristina Lourenço
    Estudante de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, participantes da equipe da ACIEPE. E-mails: marianec.lourenco@gmail.com
  • Nathalia Abreu dos Santos
    Estudante de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, participantes da equipe da ACIEPE. E-mail: nathalia.yoona@gmail.com
  • Thais Tieme Nishiama
    Estudante de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, participantes da equipe da ACIEPE. E-mail:  thatanishiama@gmail.com
  • Andressa Fernanda Joia
    Terapeutas ocupacionais graduadas pela Universidade Federal de São Carlos, colaboradoras da ACIEPE. E-mail: dessa_joia@hotmail.com
  • Raquel Cristina Pinheiro
    Terapeuta ocupacionais graduadas pela Universidade Federal de São Carlos, colaboradoras da ACIEPE. E-mail: raquelpinheiro.to@gmail.com
  • Bruna Pereira Ricci Marini
    Terapeuta ocupacionais graduadas pela Universidade Federal de São Carlos, colaboradoras da ACIEPE. E-mail: brunamarini_to@yahoo.com.br.
  • Claudia Maria Simões Martinez, Universidade Federal de São Carlos

    Professora doutora, docente adjunto do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. E-mail:
    claudia@ufscar.br

  • Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim, Universidade Federal de São Carlos
    Professora doutora, docente adjunto do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. E-mail:
    regin@ufscar.br

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Relatos sobre projetos e experiências

Como Citar

Barba, P. C. de S. D., Gonçalves, A., Aniceto, B., Rizzo, I. C., Crippa, J. N., Lourenço, M. C., Santos, N. A. dos, Nishiama, T. T., Joia, A. F., Pinheiro, R. C., Marini, B. P. R., Martinez, C. M. S., & Joaquim, R. H. V. T. (2015). Avaliação de atividade de ensino, pesquisa e extensão em vigilância do desenvolvimento infantil: a perspectiva de graduandos em terapia ocupacional. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(2), 274-280. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p274-280