Repertório funcional de crianças com paralisia cerebral nos contextos domiciliar e clínico: relato de cuidadores e profissionais.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p390-398Palavras-chave:
Paralisia cerebral, Criança, Cuidadores, Reabilitação.Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar a associação do perfil de funcionalidade de crianças com paralisia cerebral em casa e no contexto clínico nas áreas de autocuidado, mobilidade e função social, relatado por cuidadores e profissionais da reabilitação. Participaram 50 crianças, 50 cuidadores e 25 profissionais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, vinculados a instituições de saúde do interior Paulista. A instrumentação incluiu o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade, uma ficha de identificação dos participantes e o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa. Foi utilizado o teste de correlação de Spearman. Verificou-se associação significativa com índices de correlação de grande magnitude entre o perfil funcional das crianças nos dois contextos nas áreas investigadas, principalmente no que se refere às habilidades funcionais e a assistência dos cuidadores disponibilizada; associação mais fraca foi evidenciada nas modificações utilizadas. Resultados revelam coerência no repertório funcional das crianças em ambos contextos. A assistência disponibilizada por cuidadores e profissionais é relativamente semelhante, entretanto, os contextos se estruturam de forma a oferecerem modificações específicas, que dão suporte ao desempenho funcional dessas crianças em suas rotinas.Downloads
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Publicado
2015-12-26
Edição
Seção
Artigo Original
Como Citar
Oliveira, A. K. C., Matsukura, T. S., & Mancini, M. C. (2015). Repertório funcional de crianças com paralisia cerebral nos contextos domiciliar e clínico: relato de cuidadores e profissionais. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(3), 390-398. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p390-398