Percepção do usuário de comunicação suplementar e alternativa e de seus interlocutores sobre o uso dos sistemas gráficos.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p322-328Palavras-chave:
Educação especial, Paralisia cerebral, Pessoas com deficiência, Terapia ocupacional.Resumo
Sistemas gráficos inseridos nos recursos de Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) são ferramentas prioritárias para ampliar as possibilidades de comunicação. Objetivo: Descrever o histórico de uso da CSA de uma usuária, identificando a sua percepção e de seus interlocutores sobre os meios de comunicação utilizados. Procedimentos Metodológicos: Estudo de caso único, realizado por meio da análise dos dados obtidos do histórico da usuária de CSA nas intervenções de terapia ocupacional; duas entrevistas com a usuária e nove entrevistas com seus interlocutores. Resultados: Foram identificadas a importância da CSA para a facilitação da comunicação da usuária; a necessidade de reorganização constante dos símbolos em função da habilidade motora da usuária, bem como a relação entre a comunicação estabelecida e a demanda de suas atividades, sugerindo que a comunicação restrita com os interlocutores relacionar-se-ia com a pouca vivência de atividades sociais. Conclusões: Necessidade de uma reorganização das pranchas, envolvendo maior conteúdo de vocabulário, tornando a comunicação mais rápida; intervenções em sua rotina a fim de ampliar suas relações com seus interlocutores.Downloads
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Publicado
2016-12-30
Edição
Seção
Estudo de Caso
Como Citar
Sant'Anna, M. M. M., Deliberato, D., & Rocha, A. N. D. C. (2016). Percepção do usuário de comunicação suplementar e alternativa e de seus interlocutores sobre o uso dos sistemas gráficos. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(3), 322-328. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p322-328