Chamada de artigos Nº 26 – Temática livre e Dossiê “Tolstói – pensador e artista da diferença”

2023-10-11

Chamada de artigos Nº 26 – Temática livre e Dossiê “Tolstói – pensador e artista da diferença”

 

A obra de Tolstói pode ser lida como uma experiência de discernimento ético do mundo, da natureza, da técnica, da existência, da morte, da guerra e da paz. A fome de verdade inscrita no seu realismo, tal como observou Vladimir Jankélévitch, buscou o contato com as “coisas mesmas”, com a realidade que está além [ou aquém] dos equívocos idealistas, definindo, assim, os contornos de uma escritura romanesca que se desfez dos artifícios que se insinuam entre o eu e a verdade nua do mundo. O procedimento que Viktor Chklóvski chamou “ostranenie”, e que atravessou toda a obra de Tolstói, está na origem de uma educação da percepção que soube colocar em suspensão o que Husserl, posteriormente, chamou de “atitude natural e ingênua”. Portanto, os relatos do jovem artista e correspondente de Guerra em Sebastopol, a observação etnográfica no Cáucaso, a descrição da natureza e do animal em Três Mortes e Kholstomér, e as transformações da percepção que acompanharam a escritura de Guerra e Paz, Anna Kariênina, A morte de Iván Ilitch, Khadji-Murát e Ressurreição, oferecem as variações de um pensador e artista que buscou mostrar, a contrapelo de todos os idealismos, a diferença e as singularidades de cada ente. 

O dossiê Tolstói – pensador e artista da diferença se propõe a pensar a singularidade da obra do artista e pensador de Iásnaia Poliána nos seus mais variados campos de reflexão e de recepção.

Tendo em vista uma obra que se tornou fonte de discernimento ético, filosófico, político e religioso da vida moderna e contemporânea, o dossiê acolherá trabalhos que tratem dos seguintes temas: Tolstói e a guerra,  Tolstói e as diferenças minoritárias,  Tolstói e o colonialismo, Tolstói e o imperialismo, Tolstói e a morte, Tolstói e a filosofia,  Tolstói e a natureza, Tolstói e o animal, Tolstói e a ciência, Tolstói e a educação, Tolstói e a religião

Além dos trabalhos de temática livre que a RUS recebe em fluxo contínuo para as suas edições, o Nº 26 receberá também artigos, ensaios e traduções para o Dossiê que abordem temas relacionados à obra de Tolstói sob seus mais variados aspectos. As contribuições podem ser enviadas até o dia 29/02/2024.

 

Organizadores: Jimmy Sudário Cabral (Universidade Federal de Juiz de Fora) Gérard Bensussan (Université de Strasbourg)