O duelo nas obras de Turguêniev e Flaubert.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2015.108327Palavras-chave:
Turguêniev, Flaubert, duelo, Rússia, França.Resumo
O duelo de armas foi um elemento constitutivo da obra de muitos escritores russos e franceses, refletindo sua importância na história cultural dos dois países. O objetivo deste artigo é analisar de que modo Ivan Turguêniev e Gustave Flaubert utilizaram desse tema em suas respectivas obras Pais e filhos e A educação sentimental. Pretendemos demonstrar que ambos os escritores, através da representação do duelo, procuraram caracterizar a própria realidade de sua época.Downloads
Referências
Berlin, Isaiah. “Pais e filhos: Turguêniev e a crítica situação liberal”. In: Berlin, Isaiah. Pensadores russos. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, 262-298.
Reyfman, Irina. Ritualized violenve russian style: the duel in russian culture and literature. California: Stanford University Press, 1999.
Figueiredo, Cláudio (org). “Introdução”, In: Figueiredo, Cláudio. Mestres-de-armas: seis histórias sobre duelos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, 7-30.
Flaubert, Gustave. (1869) A educação sentimental. São Paulo: Difel: 1959, vol. 1 e 2.
Turguêniev, Ivan. (1862) Pais e filhos. São Paulo: Cosac & Naify, 2004
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Samuel Junqueira Antoniasse

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

