Petersburgo: personagem atuante em Crime e Castigo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2016.114018Palavras-chave:
literatura russa, São Petersburgo, Dostoiévski, Iúri Lotman, Vladímir Toporov, cidade como textoResumo
O artigo tem por objetivo abordar a presença de São Petersburgo no romance de Fiódor Dostoiévski, Crime e Castigo, bem como as condições histórico-culturais que precederam a obra. No romance, a cidade pode ser vista não apenas como o palco dos acontecimentos, mas também como um personagem atuante que interfere, de forma ativa, na conduta dos protagonistas. A análise é baseada nos trabalhos de Vladimir Toporov e Iúri Lotman, escritos nos anos 1970-80, que apontam para um texto único, chamado por eles "texto de São Petersburgo", presente em diversas obras literárias de diferentes autores russosDownloads
Referências
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e Castigo [Tradução de Paulo Bezerra]. São Paulo: Editora 34, 2001.
LOTMAN, Iúri. "Simvólika Peterburga i problemy semiótiki góroda" ('Simbologia de São Petersburgo e os problemas da semiótica da cidade"). In: Istoria i tipológuia rússkoi kultúry (História e tipologia da cultura russa). São Petersburgo: Iskússtvo-SPB, 2002, p. 208-221.
TOPOROV, Vladimir. “Peterburg i peterbúrgskii tekst rússkoi literatury" (Petersburgo e o texto de São Petersburgo da literatura russa). In: Peterbúrgskii tekst rússkoi literatúry. Ízbrannyie tryudy (O texto petersburguês da literatura russa. Obras selecionadas). São Petersburgo: Iskússtvo, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Edelcio Américo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

