Человек Достоевского – человек веры и любви
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2016.114019Palavras-chave:
Dostoiévski, concepção de homem, crença em DeusResumo
O artigo trata da concepção de homem na obra de Dostoiévski, que dos anos 40 até os anos de 80 do século XIX passou por uma série de estágios de desenvolvimento - desde o romance Gente pobre até a epopeia filosófica Os Irmãos Karamazov. Dostoiévski elaborou a sua filosofia do homem com base na idéia e na prática da humildade espiritual e do amor cristão. De acordo com o grande escritor, a verdade encontra-se no/é o caminho do amor pelo povo, da humildade diante do mal e do perdão de todos os culpados. O homem de Dostoiévski é, antes de tudo, um homem de fé e amor, um homem moral e espiritualmente perfeitoDownloads
Referências
BAKHTIN, M.M. Problema poetiki Dostoevskogo.− M.:Sov.Rossiia.1979.− 320s.
BERDIAEV, N.A. Samopoznanie// Sochineniia. - M. EKSMO-Press 1999 , s. 177 .
BERDIAEV, N.A. Mirosozertsanie Dostoevskogo. Praga, Izdatel'stvo YMCA-PRESS, 1923,s.84.
KODAZHAEV, M.K. Kharaktery i idei Dostoevskogo.−Baku, Mutardzhim,2007.− 464s.
SOLOVIOV, V. S. Sochineniia v dvukh tomakh. T.2, M., Mysl', 1988, s 60.
POROSHENKOV, E. P. Ob odnoi idee povesti F.M.Dostoevskogo «Dvoinik»// Uchen. zap. MGPI im. Lenina, 1967.− №256,ch.1.− S.128-150.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Гюльнара Анвер Алиева

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

