Stanislávski: um iluminista no coração de outubro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2016.122886Palavras-chave:
Stanislávski, Teatro Russo, Cultura Russa, Revolução de Outubro.Resumo
Konstantin Serguéievitch Stanis-lávski (1863 – 1938) é considerado o mais importante diretor de teatro da Rússia no século XX, assim como um dos mais importantes do mundo. Nascido em Moscou apenas dois anos após a libertação dos servos da gleba (1861), Stanislávski tornou-se, durante o século XX, o modelo e o inspirador das artes cênicas russas, tendo sido inclusive seu Sistema de interpre-tação considerado como o Sistema padrão de todas as escolas de formação teatral na URSS. Filho de uma das famílias industriais mais abas-tadas do Império Russo, Stanislávski dedica sua vida ao teatro e, paradoxalmente, termina como símbolo máximo do teatro de um país auto-in-titulado como “ditadura do proletariado”. Tendo em vista a frutífera vida teatral de Stanislávski, o volume e a importância real de suas pes-quisas para o desenvolvimento da arte cênica contemporânea, este artigo busca investigar a relação direta entre Konstantin Stanislávski e os primeiros anos da Revolução de Outubro (1917 – 1920), para tentar compreender parte do processo de reconhecimento de Stanislávs-ki pelo Poder Soviético, apesar de sua origem burguesa.Downloads
Referências
BRINTON, Crane. The anatomy of revolution. Nova York: Vintage, 1938.
LENINE, Vladímir. Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-Ômega, 2004.
MANDEL, David. The Intelligentsia and the Working Class in 1917. Critique: A Journal of Socialist Theory, Glasgow, v. 1, n. 14, p.67-87, jan. 1981.
STANISLÁVSKI, Konstantin. O trabalho do ator sobre si mesmo. Moscou: Iskússtvo, 1954.
STANISLÁVSKI, Konstantin. Obras Completas em 9 tomos. Moscou: Iskússtvo, 1981-1994.
STANISLÁVSKI, Konstantin. Statí, Bessédy, Písma Rétchi, tom 5 [Artigos, Cartas, Conversas, Discursos, tomo 5]. Moscou: Iskússtvo, 1958.
STANISLÁVSKI, Konstantin. Statí, Bessédy, Písma Rétchi, tom 6 [Artigos, Cartas, Conversas, Discursos, tomo 6]. Moscou: Iskússtvo, 1959.
STANISLÁVSKI, Konstantin. Moiá zhizn v iskússtvie [Minha vida na arte]. Moscou: Iskússtvo, 1954.
RUDNÍTSKI, Konstantin, Rezhisser Meyerhold [O diretor Meyerhold]. Moscou: Naúka, 1969.
VÁSSINA, Elena; LABAKI, Aimar. Stanislávski: vida, obra e sistema. Rio de Janeiro: Funarte, 2015.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Estética y marxismo, tomo I. México: Era, 1978.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Diego Moschkovich

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

