O teatro de Vakhtângov: fundamentos de uma prática teatral
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2017.130894Palavras-chave:
Vakhtângov, tradição teatral, encenaçãoResumo
Este artigo aborda aspectos da trajetória do encenador Evguiêni Bagratiónovitch Vakhtângov na elaboração de sua poética da cena, principalmente no que concerne à apropriação de elementos da commedia dell’arte e do sistema de Stanislávski. Busca também identificar a permanência de alguns procedimentos utilizados por Vakhtângov em propostas teatrais contemporâneas.Downloads
Referências
ALONGE, Roberto; BONINO, Guido Davico (org). Storia del teatro moderno e contemporaneo: Avanguardie e utopie del teatro. Il Novecento. V.3.Torino, Einaudi, 2001.
BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel. São Paulo, HUCITEC, 1994.
BORNHEIM, Gerd. A. O Sentido e a Máscara. São Paulo, Perspectiva, 1975.
CRUCIANI, Fabrizio. Civilitá Teatrale nel XX secolo. Bologna, Il Mulino, 1986.
MARINIS, Marco de. In cerca dell’attore: un bilancio del Novecento Teatrale. Roma, Bulzoni, 2000.
EINES, Jorge. Allegato em favor del actor. Madri, Fundamentos, 1985.
MALCOVATI, Fausto. Stanislavskij: vita, opera e metodo. 4 ed, Roma, Laterza, 2004.
SAURA, Jorge. (org). E.Vajtángov:Teoria y Práctica teatral. Madrid, Carácter S.A, 1997.
WORRAL, Nick. Modernism to Realismo on the Soviet Stage: Tairov, Vakhtangov, Okhlopkov. Cambridge, Cambridge University Press, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Adriane Maciel Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

