A antrozoologia em Tolstói: uma releitura do procedimento de singularização em Kholstomér
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2017.133399Palavras-chave:
antrozoologia, Tolstói, Kholstomér, singularizaçãoResumo
A antrozoologia – o estudo da interação entre pessoas e animais e tema acadêmico recente – encontra, na literatura, um escritor ímpar em Liev Tolstói, por meio do conto Kholstomér, que narra as relações de um cavalo com seres humanos e, principalmente, sua compreensão dessas relações. Esta interação foi teorizada por Victor Chklovski em “A arte como procedimento”, no qual afirma que o procedimento da arte é o da singularização dos objetos, que consiste em obscurecer a forma, aumentar a dificuldade e a duração da percepção. Este efeito de estranhamento ocorre num trecho da parte central de Kholstomér, no qual “a narração é conduzida por um cavalo e os objetos são singularizados pela percepção emprestada ao animal e não pela nossa”. Entretanto, como Chklovski apresenta a singularização da percepção do cavalo apenas em relação ao direito de propriedade dos homens, o objetivo deste trabalho é captar, por meio do narrador onisciente intruso, os elementos que antecipam este processo a partir do início da narrativa, bem como trechos subsequentes à parte central que o retomam. Destarte, a abrangência de sua aplicação se tornaria o efeito predominante no relacionamento cavalo-homem, destacando o impacto emocional/artístico do enredo bem como a humanidade e contemporaniedade de Tolstói.
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