A antrozoologia em Tolstói: uma releitura do procedimento de singularização em Kholstomér

Autores

  • Sigrid Scherrer Renaux Centro Universitário Campos de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2017.133399

Palavras-chave:

antrozoologia, Tolstói, Kholstomér, singularização

Resumo

A antrozoologia – o estudo da interação entre pessoas e animais e tema acadêmico recente – encontra, na literatura, um escritor ímpar em Liev Tolstói, por meio do conto Kholstomér, que narra as relações de um cavalo com seres humanos e, principalmente, sua compreensão dessas relações. Esta interação foi teorizada por Victor Chklovski em “A arte como procedimento”, no qual afirma que o procedimento da arte é o da singularização dos objetos, que consiste em obscurecer a forma, aumentar a dificuldade e a duração da percepção. Este efeito de estranhamento ocorre num trecho da parte central de Kholstomér, no qual “a narração é conduzida por um cavalo e os objetos são singularizados pela percepção emprestada ao animal e não pela nossa”. Entretanto, como Chklovski apresenta a singularização da percepção do cavalo apenas em relação ao direito de propriedade dos homens, o objetivo deste trabalho é captar, por meio do narrador onisciente intruso, os elementos que antecipam este processo a partir do início da narrativa, bem como trechos subsequentes à parte central que o retomam. Destarte, a abrangência de sua aplicação se tornaria o efeito predominante no relacionamento cavalo-homem, destacando o impacto emocional/artístico do enredo bem como a humanidade e contemporaniedade de Tolstói. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sigrid Scherrer Renaux, Centro Universitário Campos de Andrade

    Professora Titular de Literaturas de Língua Inglesa da UFPR (aposentada)

    Professora Titular do Mestrado em Teoria Literária da UNIANDRADE

Referências

BEZERRA, P. “Tolstói contista”. In: TOLSTÓI, L. O diabo e outras histórias. São Paulo: Cosac Naify, 2010. pgs. 7-25.

CHKLÓVSKI, V. “A arte como procedimento”.In : EIKHENBAUM et.alii. Teoria da Literatura: Formalistas Russos. Porto Alegre: Globo, 1971. pgs. 39-56.

CHKLÓVSKI, V. “A Construção da novela e do romance”. in: Teoria da Literatura: Formalistas Russos. Porto Alegre: Globo, 1971. pgs. 205-226.

FARACO,C. B. “Interação humano-animal”. In: Ciência Veterinária nos Trópicos, Recife-PE, v. 11, suplemento 1, p. 31-35 abril, 2008. Referências de fonte eletrônica. Disponível em: www.rcvt.org.br/suplemento11/31-35.pdf. Acesso em: 28/maio/2017.

FOREHAND, P. M. “Poetics of Lev Tolstoy’s Kholstomer”.M.A.Thesis. June 2014. Referências de fonte eletrônica. Disponível em: https://scholarsbank.uoregon.edu/.../ Forehand_oregon_0171N_1 Acesso em: 28/maio/2017.

HOUAISS. Dicionário eletrônico HOUAISS da língua portuguesa. 2.0

RENAUX, S. “A ecocrítica como dominante artístico em Três Mortes de Tolstói”. Anais do VII Ciclo de Estudos em Linguagem. CIEL. UEPG. 19-21 junho 2013.

TODOROV, T. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 1970.rene

TOLSTÓI, L. O diabo e outras histórias. São Paulo: Cosac Naify, 2010. 2ª. ed. Seleção e apresentação: Paulo Bezerra

VRIES, A. de. Dictionary of Symbols and Imagery. Amsterdam: North-Holland,1976.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Renaux, S. S. (2017). A antrozoologia em Tolstói: uma releitura do procedimento de singularização em Kholstomér. RUS (São Paulo), 8(10), 116-164. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2017.133399