"Arte como procedimento" - 100 anos depois
Em memória de Svetlana Boym
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2018.149992Palavras-chave:
Chklóvski, Formalismo russo, ostranênieResumo
Em 2017, comemorou-se o centenário de publicação de “A arte como procedimento”, ensaio em que Viktor Chklóvski apresenta a primeira versão de sua cultuada noção de “ostranênie”. Tendo isso em conta, este ensaio foi pensado em uma chave comemorativa, ele procura comentar aspectos relevantes presentes neste estudo, bem como aferir, ainda que sucintamente, alguns de seus desdobramentos no pensamento crítico ocidental.
Downloads
Referências
AMBROGIO, Ignazio. Formalismo y vanguardia em Rusia. Roma: Editori Riuniti, 1968.
BERLINA, Alexandra. (edit. e trad.). Viktor Shklóvski: a reader. New York: Bloomsburry, 2017.
BERNARDINI, Aurora. “Formalismo russo: uma revisitação”. In: Literatura e Sociedade 5. Revista do DTLLC-FFLCH-USP, 2002.
BOYM, Svetlana. “Poetics and Politics of estrangement: Victor Shklovsky and Hannah Arendt” In: BOYM, Svetlana (ed.). Poetics today: estrangement revisited I, 26 (4). Durham (NC): Duke University Press, 2005, pp. 581-614.
BRADFORD, Richard. Roman Jakobson – Life, language, art. London: Routledge, 1994.
CHKLÓVSKI, Victor. Sobre a teoria da prosa (о теории прозы). São Petersburgo, 1983.
CHKLÓVSKI, Victor. “A arte como procedimento”. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (org.). Teoria da Literatura: Formalistas Russos (3ª ed.). Porto Alegre: Editora Globo, 1976, pp. 39-56.
CHKLÓVSKI, Victor. “Art as device”. In: BERLINA, Alexandra. (edit. e trad.). Viktor Shklóvski: a reader. New York: Bloomsburry, 2017, pp. 73-95.
CHKLÓVSKI, Victor. Bowstring: on the dissimilarity of the similar. Londres: Dalkey Archive, 2011.
DANTO, Arthur. After the end of art: Contemporary art and the pale of history. Princeton: Princeton University Press, 1997.
DURÃO, Fábio. Akcelrud. Teoria (literária) americana: uma introdução crítica. Campinas: Autores Associados, 2011.
EAGLETON, Terry. After theory. New York: Penguin, 2003.
ERLICH, Victor. Russian formalism: History - Doctrine. The Hague, the Netherlands: Mouton 1965.
ERLICH, Victor. Child of a Turbulent Century (Evanston, IL: Northwestern University Press, 2006), p. 132.
FERRARA, Lucrácia D’Aléssio. A estratégia dos signos. São Paulo: Perspectiva, 2ª ed. 1ª reimpressão, 2009.
FUKUYAMA, Francis. The end of History and the last mane. New York: Free Press, 1992.
HANSEN-LÖVE, Aage. Der russische Formalismus: methodologischerekonstruktion seiner entwicklungausdemprinzip der verfremdung. Viena, 1978.
IVÁNOV, Viatchesláv V. Dos diários de Serguei Eisenstein e outros ensaios. São Paulo: Edusp. 2009.
JAKOBSON, Roman. “Novíssima poesia russa”. In: Dissertação de Mestrado de Sonia Regina Martins Gonçalves. Roman Jakobson e a geração que esbanjou seus poetas. USP. 2001.
JAMESON, Frederic. The Prison-House of language: a critical account of structuralism and russian formalism. Princeton: Princeton University press. 1972.
KALININ, Ilya. “Viktor Shklovsky vs. Roman Jakobson. Poetic Language or Poetic Function of Language.” Revista Enthymema, n. 19, 2017. (link: https://riviste.unimi.it/index.php/enthymema/article/view/9427/8901.)
NEPEVNI, Vladimir. Victor Chklóvski e Roman Jakobson: a vida como romance (Viktor Chklovski i Roman Iakobson. Jizn kak roman). Documentário, 2009.
OLIVEIRA, Franklin. Viola d’amore. Rio de Janeiro: Edições do Val, 1965.
POMORSKA, Krystyna. Russian Formalists theory and its Poetic Ambience.The Hague-Paris: Mouton, 1968.
RONEN, Omri. “Audiatur et altera pars. O pritchinakh razryva Romana Iakobsona s viktorom Chklovskim". In: Novoie Literaturnoie Obozreniie. [Audiatur et altera pars: causas do conflito entre Roman Jakobson e Viktor Chklóvski.]. Revista Nova Revisão Literária, 23 (1997), pp. 164-168.
SANMARTÍN ORTÍ, Pau. Otra historia del formalismo ruso. Madrid: Lengua de trapo, 2008.
SCHNAIDERMAN, Boris. “Informalmente, o ‘Formalismo’”.Folha de São Paulo (Folhetim), Domingo, 17 de junho de 1984 (nº 387), pp.3-6.
SCHNAIDERMAN, Boris. “Prefácio”. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (org.). Teoria da Literatura: Formalistas Russos (3ª ed.). Porto Alegre: Editora Globo, 1976.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1997.
SHELDON, Benjamin. Shklovsky: literary theory and practice, 1914-1930. Ann Arbor (Michigan), 1966.
SPIVAK, Gayatri Chakrovorti. Death of a discipline. New York: Columbia University Press, 2005)
STEINER, Peter. Russian Formalism: a metapoetics. Ithaca: Cornell University Press, 1984.
THOMPSON, Ewa M. Russian formalism and Anglo-american New Criticism: a comparative study. The Hague: Mouton, 1971.
TIHANOV, Galin. “The politics of Estrangement: The case of the Early Shklovsky”. In: BOYM, Svetlana (ed.). Poetics today: estrangement revisited I, 26 (4). Durham (NC): Duke University Press, 2005, pp. 665-696.
TIHANOV, Galin. “Why did modern literary theory originate in Central and Eastern Europe? (and why is it now dead?). Common Knowledge, nº 10, 2004.
TOMPSON, Ewa M. Russian Formalism and Anglo-American New Criticism. The Hague-Paris: Mouton, 1971.
VITALE, Serena. Shklovsky – wittness to an era: interviews by Serena Vitale. London: Dalkey Archieve Press, 2012.
ŽIŽIEK, Slavoj. How to read Laca. Londres (UK): Granta Books, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Valteir Vaz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

