Duas sonatas russas
Tensões entre formas longas e formas breves em Tolstói e Leskov
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2018.150299Palavras-chave:
Liév Tolstói, Nikolai Leskov, Walter Benjamin, Conto, NovelaResumo
Este artigo procura investigar aproximações e diferenças entre o conto “A propósito da sonata a Kreutzer”, de Nikolai Leskov, e a novela A sonata a Kreutzer, de Liév Tolstói, quanto às suas constituições formais. Partindo da análise que Walter Benjamin realiza sobre as especificidades dos contos de Leskov, em “O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”, nossa proposta é averiguar as tensões entre formas longas e breves na Modernidade, e de que maneira estas são internalizadas nas obras desses autores russos no final do século XIX.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas – Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BLUMENBERG, Hans. “Pensivité”. Cahiers philosophiques (Dossier Blumenberg), n.122, 2010, pp. 83-87.
CHKLOVSKY, Viktor. “A construção da novela e do romance”. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (Org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1971, pp. 205-226.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. “Walter Benjamin ou a história aberta”. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas – Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985, pp.7-19.
LESKOV, Nicolai. A fraude e outras histórias. São Paulo: Editora 34, 2012.
LESKOV, Nicolai. Lady Macbeth do distrito de Mtzensk. São Paulo: Editora 34, 2009.
TOLSTÓI, Liév. A Sonata a Kreutzer. Lisboa: Relógio d’água, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 José Roberto Araujo de Godoy

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

