Dostoiévski e Graciliano Ramos: literaturas do subsolo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2019.157498Palavras-chave:
Dostoiévski, Graciliano Ramos, Literatura Russa, Literatura BrasileiraResumo
Neste artigo, estabeleço uma comparação entre Fiódor Dostoiévski e Graciliano Ramos. O objetivo principal do texto é demonstrar de que modo a literatura desses escritores se aproxima, a despeito das distâncias geográfica e temporal que os separam. Para tanto, partindo do momento histórico em que ambos produziram, analiso, sobretudo, as obras Memórias do subsolo e Angústia.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5ª ed. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. 3ª ed. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
CARPEAUX, Otto Maria. A cinza do purgatório. 3ª ed. Balneário Camboriú: Livraria Danúbio Editora, 2015.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Memórias do subsolo. 6ª ed. Tradução Boris Schnaiderman. São Paulo: Editora 34, 2009.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e castigo. 2ª ed. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2009.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Os irmãos Karamázov. 2ª ed. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2009.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O crocodilo e Notas de inverno sobre impressões de verão. 4ª ed. Tradução Boris Schnaiderman. São Paulo: Editora 34, 2011.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O idiota. 3ª ed. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2012.
FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. 2ª ed. São Paulo: Edusp, 2008.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 7ª ed. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
LEMOS, Pinheiro de. “Das Estepes às Caatingas”. In: GOMIDE, Bruno Barretto. Da estepe à caatinga: o romance russo no Brasil (1887-1936). São Paulo: Edusp, 2011. Pp. 745-747.
RAMOS, Graciliano. Angústia. Edição Comemorativa dos 75 ano. Rio de Janeiro: Record, 2011.
SEGRILLO, Angelo. Os russos. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Paulo Roberto Mendonça Lucas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

