A morte inevitável: as cenas de leitura em Svetlana Aleksiévitch
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2019.159942Palavras-chave:
Cenas da escrita, Cenas da leitura, Segunda Guerra Mundial, Svetlana AleksiévitchResumo
Durante a disciplina "Cenas da escrita, cenas da leitura", ministrada no primeiro semestre de 2019, pela professora Myriam Ávila, do curso de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, foi proposto que examinássemos os conceitos de "cena da escrita" e "cena da leitura" em diversos autores, brasileiros ou estrangeiros. Delimitando as especificidades dessas cenas em cada literatura. No caso do presente trabalho, buscou-se relacionar esses conceitos no primeiro capítulo do livro "A Guerra não tem rosto de mulher", da escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, em que a autora se questiona, em primeiro momento, do porquê estar escrevendo um livro sobre a Guerra. Ao longo do texto, ela se recorda do que havia lido, na infância, que poderia ter lhe desfrutado este desejo.
Downloads
Referências
ALEKSIÉVITCH, Svetlana. A Guerra não tem rosto de mulher. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
ÁVILA, Myriam. “A cena da leitura nas memórias de infância”. Revista do Centro de Estudos Portugueses, v. 26, n. 35, p. 29-37, jun. 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cesp/article/view/6639>. Acesso em: 22 jun. 2019.
MOLLOY, Sylvia. Vale o escrito. A escrita autobiográfica na América hispânica (Trad. de Antônio Carlos Santos). Chapecó: Argos, 2003.
ARTIÈRES, Philippe. “Arquivar a própria vida”. Revista Estudos Históricos, v. 11, n. 21, p. 9-34, jul. 1998. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2061>. Acesso em: 22 Jun. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Isabella Aparecida de Souza Lisboa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

