Um Tchékhov tal, que nunca havíamos visto antes!

ecos tchekhovianos pós-soviéticos

Autores

  • Cássia Regina Marconi Marcançoli Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.168287

Palavras-chave:

Teatro russo, Dramaturgia, Anton Tchékhov, Alekséi Slapóvski, Dramaturgia contemporânea

Resumo

A partir da reflexão acerca das montagens e releituras cênicas das peças de Anton Tchékhov (1860-1904) ao longo do século XX, o presente artigo busca refletir sobre as releituras dramatúrgicas das peças do autor - surgidas principalmente na época da Perestroika e final da URSS - por dramaturgos russos contemporâneos, como Alekséi Slapóvski (1957-), Liudmila Petruchévskaia (1938-), Viktor Slávkin (1935-2014) e outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AUTANT-MATHIEU, Marie-Christine.“Rewriting Chekhov in Russia Today – Questioning a Fragmented Society and Fin-ding New Aesthetic Reference Points”. In: BARRATT, Andrew. RUSSELL, Robert. Russian Theatre in the Age of Modernism. London: Macmillan, 1990.

CLAYTON, J. Douglas, MEERZON, Yana. Adapting Chekhov: The text and its mutations. Nova York: Routhledge. 2012.

FREEDMAN, John. “Center Stage: Chekhov in Russia 100 Years On”, Modern Drama, v. 42, n. 4, inverno de 1999, pp. 541-564.

HANUKAI, Maksim. WEYGANDT, Susanna. New Russian Drama: An Anthology. Nova York: Columbia University Press, 2019.

JOHNSON, Rebecca Susan. A director’s approach to Anton Chekhov’s The Seagull. 2010. 220f. Dissertação. Department of Theatre Arts. Faculty of Baylor University, Waco, Texas, EUA.

MAIAKÓVSKI, Vladímir. “Os dois Tchékhov”. Tradução de Boris Schnaiderman. In: NASCIMENTO, Rodrigo Alves do. Tchékhov no Brasil: a cons-trução de uma atualidade. 2013. 344 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo.

NASCIMENTO, Rodrigo Alves do. Tchékhov e os palcos brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 2018.

PETRUSHEVSKAIA, LIUDMILA. “Tri devuchki v golubom”. In Cinzano: Eleven Plays. London: Nick Hern, 1991.

PIGAIOVA, Tatiana. Teatro ruso moderno – punto final, puente onírico, eco nostálgico. In: Teatro ruso contemporáneo. Madrid: Editora Publicaciones de La Asociación de Directores de Escena de España, 1996.

SCHNAIDERMAN, Boris. A poética de Maiakóvski. São Paulo: Editora Perspectiva, 1984. pp. 139-149.

SLAVKIN, Viktor. Cerceau. (Trad. Fritz Brun e Laurence Maslon). London: Dramatic Publishing Company, 1992.

WORRALL, Nick. “Stanislavsky’s Production of Chekhov’s Three Sisters”. In RUSSELL, Robert.

BARRATT, Andrew (orgs). Russian Theatre in the Age of Modernism. London: Macmillan, 1990. pp. 1-32.

Downloads

Publicado

2020-06-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Marcançoli, C. R. M. (2020). Um Tchékhov tal, que nunca havíamos visto antes! ecos tchekhovianos pós-soviéticos. RUS (São Paulo), 11(15), 173-188. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.168287