O tempo ficcional literário e seus modelos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.168663Palavras-chave:
O tempo objetivo, O tempo subjetivo, O tempo histórico, O tempo mitológico, O tempo reversívelResumo
O artigo descreve as características do tempo artístico na literatura e seus modelos básicos, enquanto as disposições teóricas são ilustradas por exemplos da literatura russa. A especificidade do tempo artístico é revelada em comparação com o tempo objetivo. Mostra-se que as principais características do tempo objetivo, como objetividade, linearidade, irreversibilidade, monotonia e continuidade no tempo artístico não são mantidas, é sempre tempo subjetivo. Isso é evidente na análise do modelo de tempo histórico, que afirma reproduzir o tempo objetivo. A seguir, consideramos quatro modelos de tempo mais usados na literatura: o tempo mitológico se distingue por seu caráter cíclico, o tempo reversível que se move do presente para o passado, o modelo de atemporalidade ou tempo parado e o modelo de tempo integrador, que representa, numa unidade indivisível, o passado, o presente e o futuro existentes.
Downloads
Referências
DOSTOIÉVSKI, F. M. Prestuplenie i nakazanie. In: Sobranie sot-chinenii. Moscou, 1957. Tom 5.
ELIADE, M. Kosmos i istoriia. Moscou, 1987.
ELIADE, M. Siiashchennoye i mirskoie. Moscou, 1994.
ELIADE, M. Aspekti mifa. Moscou, 1995.
FREIDENBERG, O. M. Mif i literatura drevnosti. Moscou, 1978.
GUREVITCH, A. Ia. Kategorii srednevekovoi kulturi. Moscou, 1972.
GÓGOL, N. I. “Starosvetskiie pomeshchiki”. In: Polnoie sobra-niie sotchinenii v 14 tomakh. Moscou-Leningrado, 1937. Tom 2. GONTCHAROV, I. A. Oblómov. Vilna, 1954.
LÉVY-BRUHL, L. Pervobitnoie michliéniie. Leningrado, 1930.
KHIUBNER, K. Istina mifa. Moskva, 1996.
LOTMAN, IU. M. “Proiskhojdeniie siujeta v tipologuitcheskom osveschenii”. In: Stati po tipologuii kulturi: V 2 t. Tartu, 1973. T. 2. MELETINSKI, Ie. M. Poetikamifa. Moscou, 1976.
MELETINSKI, Ie. M. Mifi narodnogo mira. Moscou, 1980. Tom 1.
MELETINSKI, Ie. M. Ot mifa k literature. Moscou, 2001.
PÚCHKIN, A. S. Mednii vsadnik In Izbrannoie. Moscou, 1978.
STEBLIN-KAMENSKI, M. I. Mif. Moscou, 1976.
TCHEKHOV, A. P. “Student”. In: Sobraniie sotchinenii v dve-nadtsati tomakh. Moscou, 1985. Tom 8.
TIÚTCHEV, F. I. Izbrannoie. Moscou, 1974.
TOLSTÓI, L. N. Khadji-Murat. Moscou, 2017.
Tradução de Denise Regina de Sales
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Andrey Kofman

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

