Ironia e seriedade no romance russo
anotações para ler Dostoiévski sob o ponto de vista de Kierkegaard
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.169009Palavras-chave:
Dostoiévski, Kierkegaard, Ironia, Romantismo, NiilismoResumo
O artigo considera que as análises de Kierkegaard da ironia romântica carregam um potencial crítico e explicativo capaz de lançar luz sobre o significado filosófico e estético da obra romanesca de Dostoiévski. Considerando o juízo de Bakhtin, que reconheceu no romance polifônico de Dostoiévski uma expressão de superação do solipsismo filosófico do romantismo, o artigo propõe que o conceito kierkegaardiano de “ironia dominada”, presente na última parte da sua dissertação sobre O conceito de ironia, pode ser utilizado como uma chave de interpretação da estética de Dostoiévski, bem como de seu diagnóstico e de sua tentativa de superação do niilismo estético dos românticos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas: Paulo Bezerra; notas da edição russa: Serguei Botcharov. São Paulo: Ed. 34, 2017.
BENSUSSAN, G. Como Dostoiévski narraria uma vida. In: II SEMINÁRIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS DA RELIGIÃO EM DOSTOIÉVSKI E TOLSTÓI, Juiz de Fora, 24 e 25 de outubro de 2019.
BIANCHI. F. Os últimos dos moicanos. In: TURGUÊNIEV, I. Rúdin. Tradução, posfácio e notas: Fátima Bianchi. São Paulo: Ed. 34, 2014.
DERRIDA, J. L'écriture et la différence. Collection “Tel Quel”. Paris: Éditions du Seuil, 1967.
DOSTOIÉVSKI, F. Memórias do subsolo. Tradução, prefácio e notas: Boris Schnaiderman. São Paulo: Ed. 34, 2000.
FANGER, D. Dostoevsky and Romantic Realism. A study of Dostoevsky in relation to Balzac, Dickens, and Gogol, Evanston: Nothwestern University Press, 1998.
HEGEL, G. W. F. Cursos de estética, v. 1. São Paulo: Edusp, 2001.
HEIDEGGER, M. Nietzsche I. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
JACKSON, R. L. Dialogues with Dostoevsky: The Overwhelming Questions. California: Stanford University Press, 1992.
KELLY, A. Toward Another Shore. Russian Thinkers Between Necessity and Chance, New Haven: Yale University Press, 1998.
KIERKEGAARD, S. O conceito de ironia. Constantemente referido a Sócrates. Petrópolis: Vozes, 1991.
KLEINERT, M. Jean Paul: Apparent and Hidden Relations between Kierkegaard and Jean Paul. In: Kierkegaard and His German Contemporaries. Tome III: Literature and Aesthetics. Ed. Jon Stewart. Ashgate, 2008.
LUKÁCS, G. Selected Correspondence (1902-1920). Editado por Judith Markus e Zaltan Tar. Nova York: Columbia University Press, 1986.
LUKÁCS, G. A teoria do Romance. Um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2000.
LUKÁCS, G. Posfácio. In: Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Ed. 34, 2009.
LÖWY, M. O jovem Lukács e Dostoiévski. In: Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 19, n. 1, p. 36-54, 2016.
ORWIN, D. Consequences of Consciousness. Turgenev, Dostoevsky, and Tolstoy. California: Stanford University Press, 2007.
PRATT, S. Russian MetaphisicalMetaphysical Romanticism. The poetry of Tiuchev and Boratynskii. Stanford University Press, 1984.
STACY, R. Russian literary criticism, a short history. Syracuse University Press, 1974.
SUDÁRIO-CABRAL, J. The Gospel of Chernyshevsky: Nihilism, Art, and Religious Asceticism. Dostoevsky and World Culture. Philological journal. Moscow: A. M. Gorky Institute of World Literature Russian Academy of Science, v. 2, p. 242-269, 2019.
SCHMID, U. Heidegger and Dostoevsky: Philosophy and Politics. Dostoevsky Studies, New Series, v. XV (2011), p. 37-45.
TURGENEV, I. The Essential Turgenev. Evanston: Northwestern University Press, 1994.
TURGUÊNIEV, I. Rúdin, Tradução, posfácio e notas: Fátima Bianchi. São Paulo: Ed. 34, 2014.
VOLPI, F. O niilismo. São Paulo: Ed. Loyola, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 JIMMY SUDARIO CABRAL

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

