Texto dramático e experimentação cubofuturista em Velimír Khlébnikov
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.194915Palavras-chave:
Velimír Khlébnikov, Teatro de vanguarda, Cubofuturismo russo, Texto dramáticoResumo
O principal e mais conhecido representante da produção dramatúrgica no teatro de vanguarda russo foi Vladimir Maiakóvski. Outros escritores do período, porém, sob a influência iconoclasta da estética de vanguarda, experimentaram profundas inovações na elaboração de textos dramáticos. Um dos mais importantes deles foi o poeta Velimír Khlébnikov. Neste artigo, busca-se apresentar as características do texto dramático khlebnikoviano e sua influência sobre outros gêneros na obra do autor. O caráter experimental desses textos permite observar o método de criação cubofuturista de Khlébnikov e como o autor tensionou ao limite a estrutura convencional do gênero e a linguagem com a qual ele é construído, levando-o a um nível inusitado de abstração.
Downloads
Referências
CAVALIERE, Arlete. Teatro Russo – Percurso para um estudo da paródia e do grotesco. São Paulo: Humanitas, 2009.
CHEVTCHÉNKO, E. S. “Dramaturguítcheskoe Novátorstvo V. Khlébnikova”. Aktualnye Problemý Filológii i Pedagoguítcheskoi Lingvístiki, n. 2, 2017. Disponível em: <https://cyberleninka.ru/article/n/dramaturgicheskoe-novatorstvo-v-hlebnikova>. Acesso em: 25.01.2022.
GRAZIOLI, Fabiano Tadeu. “O texto dramático e a cena teatral: elementos de análise a partir de Patrice Pavis”. Revista Linguagem & Ensino, v.22, n. 1, Pelotas, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/16163 >. Acesso em: 26.01.2022.
KHLÉBNIKOV, Velimír. Sobránie Sotchiniénii v Chestí Tómakh (Собрание Сочинений в Шести Томах). Moskva: Imli Ran, 2005.
KHLÉBNIKOV, Velimír. Sobránie Sotchiniénii v Triókh Tómakh (Собрание Сочинений в Трех Томах). Sankt Peterburg: Akademítcheskii Proekt, 2001.
KHLÉBNIKOV, Velimír. Tvoréniia (Творения). Moskva: Sviétskii Pisátel, 1987.
NASCIMENTO, Rodrigo Alves do. “O movimento auto-organizado e o teatro de agitprop nos primeiros anos da Revolução Russa (1917-1921)”. Revista Sala Preta, v. 19, n. 1, 2019. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/156228>. Acesso em: 26.01.2022.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
SCHNAIDERMAN, Boris. A Poética de Maiakóvski. São Paulo: Perspectiva, 1971.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac Naify, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mário Ramos Francisco Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).