Meyerhold e o Performa Teatro: um projeto estético para a contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.195402Palavras-chave:
Meyerhold, Teatro contemporâneo, Teatro russo, Performa teatroResumo
O objetivo deste ensaio é verificar de que modo o grupo Performa Teatro, fundado e dirigido pelo pesquisador, ator e diretor teatral Matteo Bonfitto,constitui um caso emblemático na cena brasileira atual de expansão das virtualidades da estética e da poética cênica meyerholdianas em nossa contemporaneidade.
Downloads
Referências
FEVRALSKI, A. V. E. Meyerhold, Státi, písma, retchi, bessedi (Artigos, cartas, Discursos, Conversas). V. I (1891-1917). Moskva: Iskustvo, 1968, .
FEVRALSKI, A. V. E. Meyerhold, Státi, písma, retchi, bessedi (Artigos, cartas, Discursos, Conversas). V. II (1917-1939). Moskva: Iskustvo, 1968.
CAVALIERE, A. O Inspetor Geral de Gógol/Meyerhold – um espetáculo síntese. São Paulo: Editora Perspectiva, 1996.
FERAL, J. “Por uma poética da performatividade: o teatro performativo”, Revista Sala Preta, São Paulo, 2009.
BONFITTO, M. “O ator pós-dramático: um catalisador de aporias?”. In: GUINSBURG, J.; FERNANDES, S. (orgs). O Pós-Dramático. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BONFITTO, M. O Ator Compositor. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002; 2009.
BONFITTO, M. A Cinética do Invisível. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.
BONFITTO, M. Entre o Ator e o Performer. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.
PICON-VALLIN, B. A arte do teatro: entre tradição e vanguarda-Meyerhold e a cena contemporânea (org.Fátima Saadi). Rio de Janeiro: Ed. Teatro do Pequeno Gesto/ Fundação Casa Rui Barbosa, 2006.
PICON-VALLIN, B. Meyerhold. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Arlete Cavaliere
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).