A educação da voz e da fala do ator no método russo da fala cênica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.195785Palavras-chave:
Konstantin Stanislávski, Stenítcheskaia riétch, Pedagogia teatral russa, Elena Konstantinovna Gaissinok, Ação verbalResumo
Este artigo apresenta uma abordagem sobre a educação da voz e da fala do ator na perspectiva do método russo da fala cênica [stenítcheskaia riétch]. Tal abordagem, que se presentifica nas aulas de Fala Cênica, disciplina curricular nas academias de teatro russas, é fundamentada nos princípios do Sistema de Konstantin Stanislávski e de seu pensamento artístico e pedagógico. Para desenvolver esse artigo, motivada pelo legado de Stanislávski, a autora se baseia na experiência prática com aulas de fala cênica ministradas pela pedagoga russa Elena Konstantinovna Gaissionok.
Downloads
Referências
JIMENEZ, Sérgio. (org.) El Evangelio de Stanislávski según sus apóstoles, los apócrifos, la reforma, los falsos profetas y Judas Iscariote. México: Gaceta, 1990.
KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Tradução de Diego Moschkovich e Marina Tenório. São Paulo: Editora 34, 2016.
PETROVA, Anna Nikolaevna. Stsenitcheskaia retch’ [Fala cênica]. Moskva, 1981. Disponível em: http://dramateshka.ru/index.php/scenic-speech/lessons-scenic-speech/4746-a-p-petrova-lscenicheskaya-rechjr?showall=&limitstart=. Acesso em: 10 dez. 2021.
PROKOPOVA, Nataliia Leonidovna. Stanovlenie sovremennoi chkoly stsenitcheskoi retchi: iz opyta Sankt-Peterburgskoi teatral’noi chkoly [Sobre a formação da escola contemporânea de fala cênica: a partir da experiência da escola teatral de São Petersburgo]. Sankt-Peterburg, 1999. Disponível em: https://www.dissercat.com/content/stanovlenie-sovremennoi-shkoly-stsenicheskoi-rechi-iz-opyta-sankt-peterburgskoi-teatralnoi-s. Acesso em: 7 dez. 2021.
PROMPTOVA, I. Yu; KOELIANIVOVA, I. P. Stsenitcheskaia rech’ [Fala cênica: livro didático para alunos de escolas de teatro]. Moskva: GITIS, 2002. Disponível em: http://teatrsemya.ru/lib/mast_akt/scen_rech/kozlyaninova_stsenicheskaya_rech.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.
STANISLÁVSKI, Konstantin. Preparação do ator no seu processo criador de encarnação: [diário de um discípulo]. Tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra. Lisboa: Teatro Nacional Dona Maria II/ Bicho-do-Mato, 2019.
STANISLÁVSKI, Konstantin. El trabajo del actor sobre si mismo. El trabajo sobre si mismo en el proceso creador de la encarnación. Buenos Aires: Editorial Quetzal, 1983.
STANISLÁVSKI, Konstantin. El trabajo del actor sobre si mismo. El trabajo sobre si mismo en el proceso creador de las vivencias. Buenos Aires: Quetzal, 1980.
ZALTRON, Michele Almeida. Stanislávski e o trabalho do ator sobre si mesmo. São Paulo: Perspectiva/CLAPS, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Silvana Ávila

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

