A natureza do cômico na literatura pós-moderna russa: um olhar a partir da obra de Venedíkt Eroféiev
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2023.207050Palavras-chave:
Cômico, Trágico, Venedíkt Eroféiev, Literatura pós-modernaResumo
O cômico em Venedíkt Eroféiev corresponde à poética da literatura pós-moderna, em que o texto dá a impressão de caos e falta de lógica. Na natureza cômica das obras de Eroféiev também podemos encontrar as características da literatura do absurdo, cujo principal método é o ilogismo. Seu objetivo fulcral é repensar os valores culturais e sociais do mundo, isto é, a denúncia de suas imperfeições. Em Eroféiev, o ilogismo se manifesta não apenas nos níveis linguístico e estilístico, mas também no nível da fábula. O cômico e o trágico coexistem em sua obra sob o princípio da ambivalência, onde o cômico é externo (manifestado na linguagem da narração e na construção do discurso), e o trágico existe no plano da fábula – ou seja, é interno. O presente artigo discute a combinação entre o cômico e o trágico em três grandes obras do escritor: "Notas de um psicopata" [Записки психопата], “Moscou – Petuchki” [Москва-Петушки] e "Noite de Walpurgis, ou Passos do Comandante"[ Вальпургиева ночь, или Шаги командора].
Downloads
Referências
Anikst, A. A. Teoriia dramy ot Gegelia do Marksa. Moskvá: Haúka, 1883.
Bavin, S. Samovozractaiuschii logos (Vendikt Eroféev). Moskvá: RGB. 1995.
Bakhtin, M. M. Tvortchestvo Fransuia Rable i Narodnaia kul’tura srednievekov’ia i Renessansa. Moskvá: Khudojestviennaia literatura, 1990.
Bezrukov, A. N. “Kul’turnyi kontekst poemy Ven. Eroféeva “Moskvá-Petuchki”. Russkoe literaturovedenie v novom tysiatcheletii. T. 1. Moskvá, 2003, s. 65-74.
Bielínski, V. G. Razdelenie poezii na rody i vidy. Moskvá: AN SSSR, 1954.
Vulis, A. V laboratorii smekha. Moskvá: Khudojestvennaia literatura, 1966.
Gartman, N. Estetika. Kiev: Nika-Tsentr, 2004.
Dzemidok, B. O komitcheskom. Moskvá: Progress, 1974.
Erofeev, V. V. Zapiski psikhopata. Moskvá-Petuchki. Moskvá: Vagrius, 2008.
Ilin, I. Postmodernizm ot istokov do kontsa stoletiia: Evoliutsiia nautchnogo mifa. Moskvá: Intrada. 1998.
Korzina, N. A. “Fenomen ‘ramy’ v strukturie poemy Ven. Erofeeva ‘Moskvá-Petuchki’”. Literaturnyi tekst: probliemy i metody issledovaniia. T. 7. Tviér’, 2001, s. 19-24.
Leiderman, N. L; Lipovetskii, M. N. Sovriemennaia russkaia literatura: 1950-1990-ie gody: utcheb. Posobie dlia stud. Bysch. Utcheb. Zavedenii: v 2 t.– T. 2: 1968-1990. Moskvá: Akademiia, 2003.
Naumtchik, O. S. “Traditsii angliiskoi literature absurda v tvortchestve Nila Geimana”. Vestnik Hijegorodskogo universitieta im. N. I. Lobatchevskogo. № 2 (2). Nijnii Novgorod, 2015, s. 153-157.
Nikolaiev, P. A.; Rudnieva, E. G.; Khalizev, V. E; Tchernets, L. V.; Esalniek, A. Ia.; Tsurganova, E. A. Vvedenie v literaturovedenie. Khrestomatiia: Utcheb. posobie. 4-ie izd., pererab. i dop. Moskvá: VCH, 2006.
Nosov, D. B. “‘P’ianen’kie’ edut v Petuchki (k voprocu o preemstvennosti traditsii v rysskoi literature: ot F. M. Dostoiévskogo k V. V. Erofeevu)”. Utchenyie zapiski. Elektronnyi hautchnyi jurnal Kurskogo gocydarstvennogo universitieta. Kursk, 2012, s. 197-205.
Pigulievski, V. O. Ironia i Vymysel: ot romantizma k postmodernizmu. Postov-na-Donu: Foliant, 2002. №1 (21).
Savitski, S. Andegraund. Istorii i mify neiofitsial’noi leningradskoi literature. Moskvá: Novoe literatyrnoe obozrenie, 2002.
Sannikov, V. Z. Russkii iazyk v zerkalie iazykovoi igry. Moskvá: Iazyki slavianskoi kul’tury, 2002.
Tcharskaia-Boiko, V. Iu. “K voprosu o kontsieptsii absurda i nonsiensa v evropeiskoi traditsii”. Izviestiia Rossiiskogo gosdarstviennogo pedagoguitcheskogo universitieta im. A. I. Gertsena. №110. Sankt-Peterburg, 2009, с. 215-218.
Tcherniak, M. A. “Peterburgskii aktsent v literaturie absurda XX vieka. Ob effekte narucheniia formal’noi loguiki”. Bibliotetchnoe delo. №2. Sankt-Peterburg, 2014, s. 2-7.
Chmelkova. N. Vo tchreve matchekhi, ili Jizn’ – diktatura krasnogo. Sankt-Peterburg: Limbus Press, 1999.
Schopenhauer. A. Sotchineniia v 6 tomakh. Moskvá: Terra, 2001.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Valeria Oleshkevich

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

