A natureza do cômico na literatura pós-moderna russa: um olhar a partir da obra de Venedíkt Eroféiev

Autores

  • Valeria Oleshkevich Высшая школа печати и медиатехнологий Санкт‑Петербургского государственного университета промышленных технологий и дизайна https://orcid.org/0000-0001-6089-4075

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2023.207050

Palavras-chave:

Cômico, Trágico, Venedíkt Eroféiev, Literatura pós-moderna

Resumo

O cômico em Venedíkt Eroféiev corresponde à poética da literatura pós-moderna, em que o texto dá a impressão de caos e falta de lógica. Na natureza cômica das obras de Eroféiev também podemos encontrar as características da literatura do absurdo, cujo principal método é o ilogismo. Seu objetivo fulcral é repensar os valores culturais e sociais do mundo, isto é, a denúncia de suas imperfeições. Em Eroféiev, o ilogismo se manifesta não apenas nos níveis linguístico e estilístico, mas também no nível da fábula. O cômico e o trágico coexistem em sua obra sob o princípio da ambivalência, onde o cômico é externo (manifestado na linguagem da narração e na construção do discurso), e o trágico existe no plano da fábula – ou seja, é interno. O presente artigo discute a combinação entre o cômico e o trágico em três grandes obras do escritor: "Notas de um psicopata" [Записки психопата], “Moscou – Petuchki” [Москва-Петушки] e "Noite de Walpurgis, ou Passos do Comandante"[ Вальпургиева ночь, или Шаги командора].

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valeria Oleshkevich, Высшая школа печати и медиатехнологий Санкт‑Петербургского государственного университета промышленных технологий и дизайна

    Professor of the Higher School of Printing and Media Techonologies at the St. Petersburg State University of Industrial Technologies and Design.

Referências

Anikst, A. A. Teoriia dramy ot Gegelia do Marksa. Moskvá: Haúka, 1883.

Bavin, S. Samovozractaiuschii logos (Vendikt Eroféev). Moskvá: RGB. 1995.

Bakhtin, M. M. Tvortchestvo Fransuia Rable i Narodnaia kul’tura srednievekov’ia i Renessansa. Moskvá: Khudojestviennaia literatura, 1990.

Bezrukov, A. N. “Kul’turnyi kontekst poemy Ven. Eroféeva “Moskvá-Petuchki”. Russkoe literaturovedenie v novom tysiatcheletii. T. 1. Moskvá, 2003, s. 65-74.

Bielínski, V. G. Razdelenie poezii na rody i vidy. Moskvá: AN SSSR, 1954.

Vulis, A. V laboratorii smekha. Moskvá: Khudojestvennaia literatura, 1966.

Gartman, N. Estetika. Kiev: Nika-Tsentr, 2004.

Dzemidok, B. O komitcheskom. Moskvá: Progress, 1974.

Erofeev, V. V. Zapiski psikhopata. Moskvá-Petuchki. Moskvá: Vagrius, 2008.

Ilin, I. Postmodernizm ot istokov do kontsa stoletiia: Evoliutsiia nautchnogo mifa. Moskvá: Intrada. 1998.

Korzina, N. A. “Fenomen ‘ramy’ v strukturie poemy Ven. Erofeeva ‘Moskvá-Petuchki’”. Literaturnyi tekst: probliemy i metody issledovaniia. T. 7. Tviér’, 2001, s. 19-24.

Leiderman, N. L; Lipovetskii, M. N. Sovriemennaia russkaia literatura: 1950-1990-ie gody: utcheb. Posobie dlia stud. Bysch. Utcheb. Zavedenii: v 2 t.– T. 2: 1968-1990. Moskvá: Akademiia, 2003.

Naumtchik, O. S. “Traditsii angliiskoi literature absurda v tvortchestve Nila Geimana”. Vestnik Hijegorodskogo universitieta im. N. I. Lobatchevskogo. № 2 (2). Nijnii Novgorod, 2015, s. 153-157.

Nikolaiev, P. A.; Rudnieva, E. G.; Khalizev, V. E; Tchernets, L. V.; Esalniek, A. Ia.; Tsurganova, E. A. Vvedenie v literaturovedenie. Khrestomatiia: Utcheb. posobie. 4-ie izd., pererab. i dop. Moskvá: VCH, 2006.

Nosov, D. B. “‘P’ianen’kie’ edut v Petuchki (k voprocu o preemstvennosti traditsii v rysskoi literature: ot F. M. Dostoiévskogo k V. V. Erofeevu)”. Utchenyie zapiski. Elektronnyi hautchnyi jurnal Kurskogo gocydarstvennogo universitieta. Kursk, 2012, s. 197-205.

Pigulievski, V. O. Ironia i Vymysel: ot romantizma k postmodernizmu. Postov-na-Donu: Foliant, 2002. №1 (21).

Savitski, S. Andegraund. Istorii i mify neiofitsial’noi leningradskoi literature. Moskvá: Novoe literatyrnoe obozrenie, 2002.

Sannikov, V. Z. Russkii iazyk v zerkalie iazykovoi igry. Moskvá: Iazyki slavianskoi kul’tury, 2002.

Tcharskaia-Boiko, V. Iu. “K voprosu o kontsieptsii absurda i nonsiensa v evropeiskoi traditsii”. Izviestiia Rossiiskogo gosdarstviennogo pedagoguitcheskogo universitieta im. A. I. Gertsena. №110. Sankt-Peterburg, 2009, с. 215-218.

Tcherniak, M. A. “Peterburgskii aktsent v literaturie absurda XX vieka. Ob effekte narucheniia formal’noi loguiki”. Bibliotetchnoe delo. №2. Sankt-Peterburg, 2014, s. 2-7.

Chmelkova. N. Vo tchreve matchekhi, ili Jizn’ – diktatura krasnogo. Sankt-Peterburg: Limbus Press, 1999.

Schopenhauer. A. Sotchineniia v 6 tomakh. Moskvá: Terra, 2001.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Edição

Seção

Temática livre

Como Citar

Oleshkevich, V. (2023). A natureza do cômico na literatura pós-moderna russa: um olhar a partir da obra de Venedíkt Eroféiev. RUS (São Paulo), 14(24), 330-348. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2023.207050